O trabalho da professora Simone dos Santos Oliveira Rodrigues, que leciona Artes na Escola Estadual Idalina de Paula, em Paraíso do Tocantins, chama a atenção pela beleza e pela criatividade. Ela fala do seu amor pela educação e conta que um dos momentos de maior alegria é quando os estudantes compreendem o verdadeiro valor da arte e as diversas formas de comunicações por meio da linguagem artística.
“Eu fico feliz quando os estudantes compreendem a pergunta sobre para que serve a arte e percebem o conhecimento que cada obra traz como a cultura, história, sentimentos e linguagens. Quando o aluno consegue compreender e analisar uma obra, ter as respostas para as questões quando, como e porque foi criada e desenvolver uma visão de mundo por meio de uma obra de Pablo Picasso, isso me emociona demais”, afirmou.
A professora Simone acredita que a arte transporta os estudantes para um universo de conhecimentos e saberes e que esta deveria ser mais reconhecida. “Sou professora de formação e amo minha escolha. A vida dentro das linguagens artísticas pode ser: retas, pontos, curvas ou ondulações, porém, as pinceladas estão na mão de cada um. Ensinamos que o principal reconhecimento vem primeiro do próprio aluno e mesmo que na vida aconteçam vitórias, derrotas, confusão, o maior obstáculo que os estudantes precisam vencer são eles mesmos, e que se motivar é andar, mesmo que as vezes não consigamos enxergar o chão”, ressaltou.
A educadora Simone nasceu em São Paulo, e trabalha na Escola Estadual Idalina de Paula, desde março de 2022. “Quero agradecer por essa oportunidade e dizer que uma escola não é feita de um professor somente, mas de vários professores e sou com certeza o resultado de cada um desses profissionais incríveis que passaram, passam e ainda passarão nesta minha caminhada pedagógica”, completou.
A arte e seus diversos estilos são trabalhados nas Trilhas de Aprofundamento, nos diversos projetos que a escola realiza, nas temáticas como o Setembro Amarelo e nas propostas interdisciplinares e, com isso, são fortalecidas as ações de aprimoramento da leitura e de criação.
Simone atua na educação há mais de 20 anos, e ela se emociona todas das vezes, que a arte ganha espaço na escola.
Para a estudante Victória Aparecida Almeida de Sousa, 17 anos, a professora Simone fez a diferença em sua vida. “Eu não gostava de ler, porque tinha dificuldades, mas a professora com a sua criatividade nos motivou a ler mais e nos mostrou as diversas linguagens e formas de comunicações, principalmente, por meio da arte. E hoje, agradeço a essa professora por tudo o que ela fez e faz por nós”, contou a aluna. (Secom/TO)
Professora Simone durante apresentação artística (Foto: Divulgação Secom/TO)