Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Membros do Observatório do Trabalho dos estados participam do evento.

Membros do Observatório do Trabalho dos estados participam do evento. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Membros do Observatório do Trabalho dos estados participam do evento. Membros do Observatório do Trabalho dos estados participam do evento.

O Tocantins esteve representado no 2º Encontro Nacional da Rede de Observatórios do Trabalho, realizado em Brasília/DF entre os dias 20 e 22 de agosto, no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O evento reuniu representantes dos 35 observatórios locais de trabalho de todo o país para debater emprego, renda e políticas públicas.

A abertura contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que ressaltou a importância dos observatórios como instrumentos estratégicos para o planejamento e a formulação de políticas públicas de geração de emprego e renda. Ele também destacou os desafios trazidos pela Inteligência Artificial (IA) e a necessidade de adaptação do mercado de trabalho frente às transformações tecnológicas.

O encontro foi organizado pelo MTE em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A programação incluiu oficinas regionais sobre qualificação profissional, discussões sobre as especificidades de cada região e apresentação de experiências locais.

Segundo a gerente do Observatório do Trabalho do Tocantins, Willany Lira, a participação no encontro fortalece a atuação do Estado dentro da rede nacional. “O intercâmbio de experiências é fundamental. O Tocantins tem desafios próprios, principalmente ligados à interiorização das oportunidades de emprego e à qualificação profissional. Estar conectado à Rede de Observatórios nos permite construir estratégias mais alinhadas com a realidade local”, destacou.

 A gerente do observatório do Trabalho do Tocantins, Willany Lira, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a representante da gerência do Trabalho Decente da Setas, Cristiane Porfiro. (Foto: Arquivos Setas)

Entre os temas debatidos destacam-se a pejotização, os impactos da digitalização e da IA na qualificação profissional, além da necessidade de uma transição ambientalmente justa no mercado de trabalho. Na ocasião foi lançada a 3ª edição da Revista Observatório do Trabalho Brasileiro, com artigos de pesquisadores sobre diferentes aspectos do mundo do trabalho.

Os observatórios locais, como o do Tocantins, têm papel essencial na produção de estudos e análises sobre o mercado de trabalho, apoiando o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e as comissões estaduais e municipais. Para reforçar sua estrutura, receberam R$ 4 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) entre 2023 e 2024.

Com foco nas demandas regionais, o encontro contribui para que estados como o Tocantins avancem na construção de políticas públicas mais eficazes e direcionadas à realidade de seus trabalhadores. (SecomTO)