Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Professores, acadêmicos e profissionais da área contábil se reuniram na noite de ontem, 25, para comemorar o Dia do Contabilista. Mais de 200 pessoas lotaram o auditório do Centro Cultural Mauro Cunha e participaram do I Ciclo de Debates de Contábeis, que abordou “O que o mercado atual espera dos profissionais de Contábeis”. O presidente da Fundação Unirg, Eugênio Pacceli, fez a abertura do evento e parabenizou a organização. “É uma satisfação abrir este primeiro ciclo de debates e enalteço a iniciativa que vem refletir sobre a boa formação destes profissionais”, afirmou Pacceli.

Professores, acadêmicos e profissionais da área contábil se reuniram na noite de ontem, 25, para comemorar o Dia do Contabilista. Mais de 200 pessoas lotaram o auditório do Centro Cultural Mauro Cunha e participaram do I Ciclo de Debates de Contábeis, que abordou “O que o mercado atual espera dos profissionais de Contábeis”.

O presidente da Fundação Unirg, Eugênio Pacceli, fez a abertura do evento e parabenizou a organização. “É uma satisfação abrir este primeiro ciclo de debates e enalteço a iniciativa que vem refletir sobre a boa formação destes profissionais”, afirmou Pacceli.

O presidente frisou também o trabalho quem vem sendo desenvolvido pela nova gestão. “Estamos à frente da Fundação a pouco mais de um mês, já estamos mudando os rumos institucionais e colhendo bons frutos, pois nosso principal objetivo é o ensino de qualidade”.

A acadêmica do 4º período de Contábeis, Thais Abreu de Souza, disse que debates permitem aprofundar o conhecimento. “Com a discussão podemos conhecer as diversas opiniões dos colegas e dos profissionais. Além de tratar de temas atuais que estão sendo bastante focados nas nossas aulas”.

A mesa-redonda contou com a mediação da coordenadora de estágio, Rúbia Caetano e de palestrantes compostos por representantes da categoria, empresários e professores.

“Tudo que foi discutido servirá de base para o novo projeto pedagógico do curso, que está em fase de elaboração e tem a pretensão de trabalhar uma nova estrutura curricular”, destacou a coordenadora do curso, Cláudia da Luz Carvelli.

O vice-reitor da UnirG, Victor Oliveira falou sobre a “Visão Acadêmica”, fez uma reflexão e pontuou questões como ensino, pesquisa e extensão, abordando as potencialidades e as dificuldades locais.

Exame de Suficiência

O Exame de Suficiência também foi abordado. Com a aprovação da nova Lei de Regência da Contabilidade (Lei nº 12.249 de 11 de junho de 2010), ficou estabelecido que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Para o delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/Gurupi), Vicente Fernandes da Silva, a aplicação do exame é um afunilamento para a área. “Ser aprovado requer preparo. Por isso, é exigida mais qualificação nas instituições de ensino e, consequentemente são colocados bons profissionais no mercado de trabalho”, disse. Ele acrescentou que “ainda este mês deve ser divulgada a lista de aprovados no primeiro exame realizado após a mudança da lei.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Unirg