Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em mais uma edição do Projeto Roda de Conversa realizada na noite da última terça-feira, 27, em Palmas, o presidente regional do Partido Verde, Marcelo Lelis, reuniu-se com moradores de Taquaralto para ouvi-los sobre as demandas da região.

O encontro foi idealizado pelo vice-presidente da UMESP - Uniao Metropolitana dos Estudantes Secundarista de Palmas e importante líder estudantil daquela região, Aramys Rocha, e aconteceu na residência da educadora Eliane e do Gilson Caetano.

Os moradores debateram temas como a capacitação de jovens para o mercado de trabalho como forma de tirá-los da criminalidade, incentivo a projetos artísticos, a construção de locais para práticas esportivas, preservação do meio ambiente, além de melhorias na saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura do município.

De acordo com os moradores, que demonstraram insatisfação com o abandono do poder público em várias áreas, a ausência de políticas públicas que contemplem o anseio da comunidade é um problema frequente na região. "A gente observa que eles pintam o meio fio e plantam grama nas áreas mais centralizadas de Palmas, mas em outras regiões não fazem absolutamente nada, passam essa tinta no asfalto, mas não tapam os buracos, estão todos lá,  precisamos de uma gestão que priorize a cidade como um todo, as pessoas", disse um morador.

Outro participante da reunião reclamou da falta de apoio por parte da Prefeitura de Palmas aos projetos artísticos. "Hoje não temos nenhum projeto que capacite os jovens para o meio artístico,  no Espaço Cultural existiam vários cursos nessa área, na gestão anterior, já nessa eles reduziram mais da metade e nessa acabou de uma vez por todas, essa é uma área que precisa de atenção, de incentivo, pois está totalmente esquecida", pontuou.

Lelis que vem ouvindo os moradores de Palmas sobre as demandas de cada região desde o início do mês avaliou a reunião como positiva. "Essa é a nossa terceira reunião no nosso projeto roda de conversa e me impressiona o interesse das pessoas em debater aquilo que é de interesse de sua região”, disse.

Segundo Lelis, uma gestão não precisa de projetos “mirabolantes, de coisas faraônicas, que muitas vezes nem saem do papel, precisa apenas ouvir o povo, dar atenção aos nossos jovens, investir na saúde, educação, infraestrutura, melhorar o transporte público, abrindo a concorrência para outras empresas e melhorar a qualidade de vida das pessoas, dentre outras áreas bem mais simples, que trarão grandes resultados’, salientou.

O pevista ainda lembrou a necessidade de reduzir gastos com a máquina pública, “com a finalidade de que o dinheiro arrecadado chegue até o povo com obras que beneficiem a todos os palmenses", concluiu.