A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), torna pública e convida os pesquisadores para participarem do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS): Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS/TO). O edital já está publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 21, nº 5.181, e o formulário de Propostas está disponibilizado no site do Ministério da Saúde. As propostas devem ser submetidas até as 23h59 do dia 5 de outubro.
O PPSUS é estruturado para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde que atendam as peculiaridades e as especificidades de cada estado. Segundo o presidente da Fapt, Márcio da Silveira, a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde, de ciência e tecnologia com a comunidade científica, promovida pelo PPSUS, permite maior interação. “Os pesquisadores e as instituições locais podem, a partir desses projetos, se unir e, assim, fortalecer a Política Nacional de Saúde”, afirma o presidente.
Dentre as normas para concorrer, o edital determina que os proponentes deverão ter vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos; Instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT); centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos; ou empresas públicas que executem atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.