Boletim divulgado nesta terça-feira, 27, pela Defesa Civil Estadual informa que 141 pessoas estão desabrigadas e 81 desalojadas devido a enchentes e alagamentos em quatro municípios do Tocantins. O aviso traz ainda outras 160 pessoas afetadas diretamente pelas cheias, totalizando 382 pessoas em risco.
Em Araguanã, pelo menos 91 pessoas estão desabrigadas e 62 desalojadas pela cheia do rio Lontra. Já em Lagoa da Confusão, a defesa civil municipal ainda está levantando informações do número total de famílias afetadas; até o momento, estima-se uma média de 40 desabrigados.
Já a cheia do rio Tocantins deixou, até o momento, 10 pessoas desabrigadas no município de São Miguel, na região do Bico do Papagaio; e 19 desalojados em Tocantínia.
“A Defesa Civil Estadual está em alerta, acompanhando os municípios afetados. Em relação aos demais, segue o monitoramento de rotina com as Defesas Civis Municipais para troca de informações, ações de prevenção, manutenção dos alertas e demais ações”, informa o órgão.
Pessoas desalojadas são aquelas obrigadas a deixarem suas habitações de forma temporária ou definitiva, mas que têm para onde ir e não carecem de auxílio do poder público. Já os desabrigados precisam de ajuda do governo para encontrarem abrigo temporário até que suas habitações sejam liberadas ou tenham para onde ir.
Hidrelétricas
A Defesa Civil também monitora o volume e a vazão de água nos reservatórios de hidrelétricas no rio Tocantins. A situação que requer mais atenção é na barragem de Estreito onde a vazão atual está acima dos 8 mil metros cúbicos por segundo, acima da vazão de alerta, que é de 5 mil m³/s. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que o nível diminua nos próximos dias.
Já em Peixe, a operação da usina é normal, mas há previsão de aumento na vazão média do vertedouro de 1,7 mil m³/s; o nível de alerta para o reservatório é de 5 mil m³/s.
Até agora, o fluxo é considerado normal nas UHEs de São Salvador e Lajeado.
Alerta
De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuvas no Tocantins alcançou os 250 milímetros nas últimas 72 horas. Nesta segunda-feira, 26, o volume pluviométrico se aproximou dos 200 mm. Nos próximos três dias, a previsão é de o volume de chuva fique em torno de 100 mm, com concentração dessas chuvas no extremo Norte do estado. “As demais regiões devem registrar índices menores, conforme previsão numérica do INMET”, informa o boletim.