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Estado

Mais de 972 mil passageiros circularam pelos aeroportos da região em maio de 2025, o maior número dos últimos 11 anos.

Mais de 972 mil passageiros circularam pelos aeroportos da região em maio de 2025, o maior número dos últimos 11 anos. Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará Mais de 972 mil passageiros circularam pelos aeroportos da região em maio de 2025, o maior número dos últimos 11 anos. Mais de 972 mil passageiros circularam pelos aeroportos da região em maio de 2025, o maior número dos últimos 11 anos.

A aviação civil na região Norte do Brasil segue crescendo e consolida sua recuperação. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o mês de maio de 2025 registrou a movimentação de 972.453 passageiros, o que representou um crescimento de 10,8% em relação a 2024, e de 22,1% em relação ao mesmo mês de 2019, período anterior à pandemia. Trata-se do melhor resultado para o mês de maio desde 2014, quando foi registrado o pico histórico de 975.875 passageiros.

“O desempenho da aviação no Norte reflete um esforço estratégico para integrar a região ao restante do país e fortalecer o transporte aéreo como vetor de desenvolvimento. A superação dos números pré-pandemia e a aproximação de um recorde histórico mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Os dados mostram que, ano a ano, a movimentação no mês de maio vem ganhando fôlego. Em 2023, foram registrados 820.096 passageiros, número que saltou para 877.793 em 2024, e para 972.453 em 2025. A performance representa um avanço consolidado e sustentável da aviação regional, superando inclusive o volume de passageiros de maio de 2019 (795.856).

Se o ritmo de crescimento for mantido, a expectativa é de que a marca de 2014 seja batida nos próximos meses.

Os aeroportos de Belém, Manaus e Palmas seguem como destaques na malha aérea regional e contribuíram diretamente para o crescimento da aviação no Norte.

Belém registrou aumento de 2,4% no número de passageiros, passando de 1.447.487 em 2024 para 1.481.628 em 2025. Manaus teve um crescimento ainda mais expressivo, de 15,9%, com 1.189.180 passageiros em 2025, frente aos 1.025.848 do ano anterior. Em Palmas, a movimentação subiu 7,5%, de 266.320 para 286.155 passageiros, reforçando a tendência.

"A região Norte apresenta grandes desafios de conectividade que estão sendo superados com muito trabalho e a chegada de investimentos feitos pelo Governo Federal. Só no Aeroporto Internacional de Belém, estamos investindo mais de R$ 470 milhões para antecipar as obras de requalificação, deixando o terminal aéreo preparado para receber a demanda da COP 30 e construindo um legado para toda a região", enfatizou a Diretora de Gestão Estratégica da Secretaria de Aviação Civil, Thairyne Oliveira.

Além disso, o mês anterior também havia sido marcado por um marco histórico. Em abril de 2025, os aeroportos do Norte bateram recorde com 888,4 mil passageiros, o maior fluxo já registrado para esse mês na região. A sequência de bons resultados reforça a tendência de alta e a relevância da aviação como eixo de mobilidade e integração.

Expansão e investimentos

Esse cenário reforça a importância do planejamento de infraestrutura e da modernização dos terminais para atender à crescente demanda. Com a perspectiva de atrair mais visitantes e negócios para a região, o Ministério de Portos e Aeroportos intensifica ações para ampliar e modernizar a aviação regional.

Uma das principais iniciativas é o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais, o AmpliAR, que busca fortalecer a conectividade em áreas estratégicas, como na Amazônia Legal e no Nordeste.

A proposta é atrair a iniciativa privada para assumir a gestão de terminais deficitários e garantir mais infraestrutura, regularidade e acesso nas regiões que mais dependem do transporte aéreo. Nesta primeira etapa, serão ofertados 19 aeroportos localizados em 11 estados. O primeiro edital do programa será lançado na segunda quinzena de junho.

A previsão é de que as propostas sejam abertas em setembro, com os ajustes contratuais concluídos até o fim do ano. Aeroportos que não receberem propostas nesta rodada permanecerão disponíveis, assim como novos lotes, que serão oferecidos em futuras etapas do AmpliAR. (Mpor)