Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: @capturacor

Foto: @capturacor

O Grupo Vozes de Ébano, de Palmas (TO), está entre os três finalistas do Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025, na categoria “Melhor Clipe, Doc Musical, Álbum Visual ou Show”, pela realização do espetáculo “Minha Voz é Resistência”, apresentado em 2024 na capital tocantinense. A indicação coloca o grupo lado a lado com artistas do Mato Grosso e do Amapá, concorrendo ao primeiro lugar em uma das categorias mais celebradas do prêmio. O resultado será conhecido na próxima terça-feira, 26 de agosto, em uma noite de gala no histórico Theatro da Paz, em Belém (PA).

A cerimônia, que contará com a entrega de troféus em 28 categorias, terá transmissão ao vivo pela TV Cultura do Pará e pelo Portal Cultura, a partir das 20h. O evento promete ser uma grande celebração da produção musical amazônica, reunindo nomes que representam a diversidade cultural, ancestralidade e inovação artística da região.

Para as integrantes do Vozes de Ébano, a indicação é motivo de emoção e orgulho. “Estar entre os três melhores shows da Amazônia é um reconhecimento do nosso trabalho coletivo, de dedicação e honra pelo trabalho desenvolvido”, afirma Fran Santos. Já Cinthia Abreu destaca a força simbólica da conquista: “Ser finalista por ‘Melhor Show’ nos emociona porque este espetáculo é também um grito político, um manifesto de resistência e ancestralidade.” Para Malusa, a sensação é de vitória independente do resultado: “O simples fato de estarmos entre os três melhores já é um prêmio. É a prova de que o Tocantins também pulsa dentro do coração da música amazônica.”

O espetáculo “Minha Voz é Resistência” surgiu como um encontro de vozes femininas negras, unindo música, poesia e performance em um manifesto artístico contra o racismo estrutural e em defesa da valorização da identidade amazônida e tocantinense. A indicação ao prêmio reforça a relevância do trabalho e a sua conexão com a cena cultural da região.

Sobre o Grupo Vozes de Ébano

Com estreia em agosto de 2024, o Grupo Vozes de Ébano é uma iniciativa artístico-cultural composta por mulheres negras do Tocantins, que utiliza a música, a poesia e o teatro como ferramentas de afirmação identitária, combate ao racismo e valorização das ancestralidades negras. Com uma linguagem sensível e potente, o grupo já alcançou milhares de pessoas em apresentações presenciais e online, consolidando-se como uma referência no cenário cultural do estado.

Com um ano de existência, as artistas que estão à frente do grupo musical – Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa – têm se surpreendido com a repercussão, que já contabiliza público de mais de 10 mil pessoas em diversas apresentações, vídeos com cerca de 30 mil visualizações, equipe de cerca de 50 pessoas (sendo mais de 90% formada por pessoas negras e 80% mulheres) e ingressos esgotados em todas as temporadas de shows abertos ao público.

Para acompanhar a agenda, conteúdos e bastidores do grupo, siga o perfil oficial no Instagram: @vozesdebano. Contato para convites, parcerias e entrevistas: vozesdebano@gmail.com.

Tocantins

Do estado Tocantins também são finalistas na premiação o grupo Moia Cumbia, Jèff Jacom’è e Planeta Dó Ré Mi – Um Sonho, respectivamente, nas categorias Sonoridades Amazônicas, Rock e Projeto de Música Infantil.

Com curadoria formada por profissionais de todos os estados da Amazônia Legal, o prêmio selecionou três finalistas por categoria. A diversidade é uma marca da edição: a seleção contempla desde artistas consagrados até novos talentos, incluindo diferentes gêneros, como música de raízes, pop, rock, música urbana e erudita.

Uma celebração da Amazônia

O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 reafirma sua missão de fortalecer a música da região e dar visibilidade a artistas que renovam e perpetuam tradições. “Será uma noite marcante, reunindo artistas de todos os estados da Amazônia Legal e celebrando a diversidade de sons criados em 2024”, destaca Arthur Espíndola, idealizador do projeto.A cerimônia também prestará uma homenagem especial à cantora paraense Joelma, ícone da música amazônica no Brasil e no mundo, que celebra 30 anos de carreira.

Realização

O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 conta com o patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), além do apoio da Secult. A realização é da Oriente Multi Produções e Milk Produções, em parceria com a Cultura Rede de Comunicação.