O dia 10 de novembro de 2025 foi histórico para o Tocantins: em 24 horas um total de 112.982 descargas atmosféricas caíram no Estado, o maior volume já registrado para a região em cinco anos. O último recorde nesse sentido ocorreu dois anos atrás, em novembro de 2023, quando 109.357 descargas foram identificadas. Os números equivalem apenas aos raios que atingiram o solo e podem representar riscos à segurança e ao fornecimento de energia.
As informações são do Grupo Storm, empresa de monitoramento climático que atende a Energisa. Segundo a meteorologista e consultora do Grupo Energisa, Ana Paula Paes, o Tocantins atravessa um período marcado por forte instabilidade. “Passamos a maior parte do ano em uma condição de neutralidade, mas em outubro o fenômeno La Niña se estabeleceu e deve permanecer até meados de fevereiro de 2026. Em novembro, o Estado tem registrado temperaturas elevadas e episódios de chuvas intensas, muitas vezes acompanhados de descargas atmosféricas e rajadas de vento, cenário típico do início do período chuvoso”, informou.
Mesmo com as altas temperaturas observadas nas últimas semanas, o cenário não caracteriza onda de calor. “As temperaturas estão acima do normal para novembro, mas não tivemos valores cerca de 5°C acima da média por vários dias consecutivos, que definiriam oficialmente uma onda de calor”, explica Ana Paula.
A especialista destaca que as condições atmosféricas deste ano lembram as de 2023, quando o Tocantins ultrapassou 4 milhões de descargas. “Apesar da semelhança, o volume de chuva tende a aumentar neste fim de novembro, o que deve deixar as temperaturas mais próximas da média climatológica. Mesmo assim, há possibilidade de que o total de descargas em 2025 se aproxime dos valores de 2023, já que o padrão atual favorece a formação de tempestades com forte atividade elétrica”, avalia.
A previsão para os próximos dias indica continuidade de chuvas fortes, com acumulados que podem se aproximar de 200 milímetros nas regiões centro-sul do Estado.
Preparação e plano de contingência
A severidade climática típica do período chuvoso oferece riscos para a rede elétrica, que por estar em ambiente aéreo pode ser atingida por descargas e objetos lançados pelo vento. Para reduzir esses efeitos, a Energisa Tocantins mantém um plano anual de manutenção com ações preventivas, como manutenção de estruturas, manejo de vegetação, podas técnicas e constante capacitação das equipes.
O gerente de operações da Energisa Tocantins, Maurício Zanina, destaca que essas iniciativas fortalecem o sistema para enfrentar os eventos extremos. “Para garantir que o fornecimento seja contínuo, seguro e suporte as condições severas do tempo, seguimos um rigoroso plano de manutenção ao longo de todo o ano, com equipes treinadas e práticas permanentes de prevenção”, afirma.
Além disso, a distribuidora conta com um plano de contingência para atuar especificamente durante tempestades, dividido em etapas que envolvem ações antes, durante e após cada ocorrência. Segundo Zanina, essa estrutura mobiliza diferentes áreas da empresa para garantir resposta rápida. “Nosso plano de contingência é uma força-tarefa que amplia o esforço operacional e administrativo, incluindo reforço logístico, suporte de TI, equipes adicionais e até a disponibilização de grupos geradores quando necessário”, detalha.
Para aumentar a robustez da rede, a Energisa Tocantins investiu mais de R$ 400 milhões até agosto deste ano e prevê totalizar R$ 605 milhões até o fim de 2025, com melhorias na infraestrutura, novas subestações, modernização de equipamentos e tecnologias que permitem religamento automático de trechos da rede, acelerando o restabelecimento da energia antes mesmo da conclusão dos serviços.
Dicas de segurança durante chuvas e tempestades
- Não se abrigue debaixo de árvores
- Evite permanecer em rios, lagos ou piscinas durante tempestades
- Procure abrigo em locais seguros, como casas ou veículos; feche portas, janelas e vidros
- Caso não encontre abrigo, evite se movimentar e permaneça agachado, se possível
- Afaste-se de cercas, alambrados, estruturas metálicas e redes telefônicas ou elétricas
- Não utilize chuveiro elétrico durante tempestades
- Mantenha eletrodomésticos desligados das tomadas
- Não use o celular enquanto estiver carregando
- Sempre que possível, providencie o aterramento da rede elétrica do imóvel
- Não toque em fios caídos nem em objetos que possam estar em contato com a rede
- Evite estruturas armadas, como tendas e barracas, que podem se soltar e atingir cabos da rede, causando interrupções ou acidentes
Para comunicar ocorrências envolvendo a rede elétrica, os clientes podem acionar os canais de atendimento da Energisa pelo 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, Agência Digital no site energisa.com.br ou atendimento via WhatsApp pela assistente virtual Gisa, no endereço www.gisa.energisa.com.br.

