A Feira da 304 Sul será reformada e ampliada pela Prefeitura de Palmas em parceria com o Governo do Estado. O investimento é da ordem de R$ 3 milhões e dentre as mudanças destacam-se o segundo pavimento destinado à praça de alimentação, a área de lazer com fonte luminosa e o amplo estacionamento. Hoje a área construída na feira da 304 sul é
de 1.506,18 ampliada esta área será de 4.076,63 m², com capacidade projetada para 1.210 feirantes. Durante a reforma os eventos realizados na Feira da 304 Sul serão transferidos para o Parque Cesamar.
Com a reforma a Feira terá ainda, praça de hortifrutigranjeiros, depósitos de freezers, praça de alimentação com 120 boxes equipados com bancadas (com pias), 4 sanitários femininos, 4 sanitários masculinos, 1 sala de primeiros socorros, 3 salas para administração, 1 sala de depósito, praça com fonte luminosa com painéis em mosaico, ampliação e re-adequação do estacionamento.
A feira coberta da 304 Sul movimenta aproximadamente R$ 250 mil por semana, além de ser um local de comercialização tradicional na Capital. Ali, feirantes de 12 municípios do Estado vendem seus produtos todas as terças e sextas.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Clemente Barros, ressalta que a reforma trará benefícios a todos que freqüentam e utilizam a feira. "A população vai ganhar, o feirante e principalmente nossa cidade; a feira da 304 sul é um cartão postal de Palmas, mas precisa desta transformação para tornar-se mais bela e confortável", declara.
Mudança
A partir desta sexta-feira, 7, os eventos realizados na Feira da 304 Sul passam a acontecer no Parque Cesamar. O local para funcionamento provisório foi definido após reuniões entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, o Ministério Público Estadual, feirantes e parceiros como a Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Vigilância Sanitária, ATTM e outras entidades que
também atuam na feira.
Sobre o Projeto de Reforma e Ampliação
O Projeto apresenta área total de 4.076,3 m², seguindo o seguinte programa:
Área existente: 1.506,18m²
Área de ampliação: Térreo: 1040,56m²; Superior: 1.339,11m²; Depósito
de Freezer: 190,78m²; Total da área a ser ampliada= 2.570,45m²
Propostas previstas no projeto:
· Será trocado todo o piso da feira que hoje é piso asfáltico por piso
de granitina que possibilita maior facilidade de limpeza.
· A separação da área da praça de alimentação da área de
hortifrutigranjeiros tem como objetivo melhorar o fluxo dos usuários e
organizar os espaços físicos.
· A ampliação do número de banheiros prevê o aumento de número de
usuários. Uma sala de primeiros socorros atenderá urgências.
· Um depósito para colocação dos freezers, é exigência da vigilância
sanitária para a comercialização de peixes.
· A ampliação do estacionamento, respeita as árvores existentes.
· A proposta também prevê a criação de uma praça com pérgulas, bancos,
fonte luminosa bem como o paisagismo do entorno.
Eliene Campelo
Ascop