O governador interino do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, recebeu representantes da empresa Nippon Koei, que intermedeia negociações com a Jica – Agência Internacional de Cooperação do Japão para um financiamento de US$ 25,5 milhões, com uma contrapartida estadual de US$ 4,5 milhões. Gaguim garantiu os esforços do governo estadual para a viabilização, o mais breve possível, dos recursos, que são destinados à implementação do Propertins – Programa de Perenização das Águas do Tocantins. A audiência aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, no Palácio Araguaia, em Palmas.
O Propertins é um programa que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população da região Sudeste, através da perenização dos rios da região em 26 eixos barráveis. Com a ampliação da infraestrutura hídrica, combinada com o planejamento e gestão dos recursos hídricos, o Propertins pretende solucionar uma das principais dificuldades da região Sudeste, que são as estiagens, e proporcionar maior desenvolvimento da agricultura da região.
Segundo o representante da Nippon Koei no Brasil, Eiiti Kurokawa, o objetivo da visita foi conhecer o governador Carlos Gaguim e avançar no cronograma das negociações, para que o contrato de financiamento ao Propertins seja assinado até 2010. “Pela conversa que tivemos com o governador Carlos Gaguim, tivemos a certeza de que existe um interesse do governo em continuar com as negociações. A lição de casa do governo já foi feita”, afirmou.
O secretário estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Fábio Lelis, afirmou que o governador Carlos Gaguim se mostrou disposto a fazer o que for preciso para que as negociações para o financiamento se concretizem. “É um projeto que fará uma mudança econômica e social da região Sudeste e o governador se mostrou muito otimista para consolidarmos esse programa”, afirmou. Na ocasião, a Nippon Koei convidou o governador a visitar o escritório de representação da Jica, em Brasília.
Os recursos serão utilizados na realização de estudos de viabilidade de três projetos de barramentos: o eixo do rio São Domingos, um segundo eixo no rio Manuel Alves e um terceiro eixo no rio Itaboca. A perenização destes rios deverá minimizar os efeitos da estiagem na zona rural de municípios do Sudeste tocantinense, como Dianópolis, Paranã e Taguatinga.
Fonte: Secom