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Educação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou dois novos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados) para a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com notas 3, foram aprovados os mestrados em Educação e o de Modelagem Computacional do Conhecimento. Com isso, já somam em 16 os programas de mestrado na UFT, além de três doutorados.

Para o reitor da UFT, Alan Barbiero, a aprovação dos mestrados demonstra que a Instituição está avançando e se consolidando. "Essa sempre foi a vontade da UFT e um anseio do Estado. O mestrado em Educação, por exemplo, vai fortalecer em muito as licenciaturas porque possibilitará uma melhor formação aos professores e pesquisadores em educação", ressaltou. As duas propostas de mestrado na UFT foram analisadas e recomendadas durante a 134ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida no período de 26 a 30 de março de 2012, em Brasília.

Desenvolvimento

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristina Maria Pranchevicius enfatizou a importância dos novos cursos. "Demonstra que a UFT está crescendo e a qualidade da pesquisa científica na região Norte também. Vejo isto, também, como reflexo da qualidade do corpo docente", complementa a pró-reitora, enfatizando que a UFT tem ocupado posição estratégica na região Norte. O diretor de pesquisa e pós-graduação, professor José Wilson de Melo, frisou que a pesquisa na pós-graduação atua junto à realidade onde está inserida. "Um curso de mestrado vai buscar desenvolver uma análise acadêmica e profissional aprofundadas dos principais problemas situados na área de conhecimento". Para ele, a pós-graduação stricto sensu é um importante índice de desenvolvimento social e humano de uma região.

Detalhes

Segundo o coordenador do curso de Pedagogia em Palmas, professor Damião Rocha, a implantação do mestrado na área da Educação suprirá uma grande demanda no Tocantins. "Este programa foi construído por quase uma década, inclusive com produção científica publicada em periódicos internacionais. Tivemos ainda, neste período, a ocorrência de um Mestrado Interinstitucional (Minter) com a UFG e um programa de cooperação acadêmica (Procad)", pontuou o coordenador, informando ainda que o curso terá duração de dois anos com oferta inicial de dez vagas. O início do mestrado - com lançamento do edital para o processo seletivo - deverá ocorrer no segundo semestre. O mestrado em Educação tem duas linhas de atuação: "Currículo, Formação de Professores e Docentes Saberes" e "Estado, Sociedade Práticas Educativas".

Já o mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento terá duas linhas de atuação científico/tecnológica: "Análise e Síntese em Ecossistemas" e "Modelagem Quantitativa, Otimização e Simulação". O coordenador do curso de Ciências da Computação, professor David Nadler Prata, o edital para primeiro processo seletivo poderá ser lançado ainda neste semestre, com dez vagas. De perfil interdisciplinar, segundo explica o coordenador, o mestrado terá a computação como meio, e não área-fim. "A computação entra, então, como suporte para outras áreas de pesquisa", complementa Prata, enfatizando que prevê grande concorrência ao curso, visto que em um raio de 800 quilômetros não há pós-graduação stricto sensu na área. "Ele vem para suprir uma grande demanda. Antes precisávamos sair do estado para tentar um curso assim. Agora não será mais preciso", comemora o coordenador. (Ascom UFT)