Na manhã dessa terça-feira, 25, na Praça do Centenário, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Porto Nacional apoiaram a iniciativa do grupamento de Bombeiros Militares do Município de encerrar oficialmente a Semana Nacional de Trânsito. Houve uma simulação de acidente de trânsito envolvendo um veículo de passeio e uma motocicleta. Dos condutores, o da motocicleta teve fraturas dos membros inferiores, escoriações no corpo e, provavelmente, outros traumatismos imperceptíveis no momento. Já o do automóvel, nada sofreu. A ambulância do Corpo de Bombeiros socorreu a vítima em segundos, levando-a para o pronto socorro mais próximo.
Enquanto a ação acontecia, a Guarda Municipal chefiada pelo comandante e subtenente, Lira, organizava o trânsito. A Polícia Militar deu todo o suporte necessário.
Ao final, um guincho colocou um carro e uma motocicleta, em uma das curvas da Praça. Os veículos, que foram batidos em acidentes permanecem no local por uma semana.
Para capitão Matos, comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Porto Nacional, a ação também foi um treinamento para os militares, uma vez que das 250 ocorrências que recebem, por mês, 130 são de acidentes de trânsito, cerca de 60% das atividades do grupamento.
“Com essa iniciativa, buscamos sensibilizar as pessoas quanto ao alto número de acidentes de trânsito e com vítimas. Conforme estatísticas quatro pessoas morrem por dia, no país. A falta de prudência no trânsito é uma das maiores causas dos acidentes”, alertou Matos.
A Semana que é coordenada pelo Detran-TO trouxe como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
O Governo do Tocantins, através do Departamento de Trânsito do Estado e parceiros realizou diversas atividades entre os dias 18 e 25 de setembro, em referência à Semana Nacional de Trânsito. As ações foram direcionadas aos jovens com destaque para a velocidade.
Governo Federal
No último dia 21 de setembro, a Presidenta Dilma Rousseff lançou uma campanha permanente de conscientização no trânsito com o objetivo de diminuir o número de mortes nas estradas e ruas do país. A Campanha, que faz parte do Pacto pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida) fez parte da Semana Nacional de Trânsito.
Dados da OMS
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 5ª colocação entre os países recordistas em acidentes de trânsito, atrás apenas da Índia, da China, da Rússia e dos Estados Unidos.
De acordo com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a cada ano, 42 mil pessoas morre em acidentes de trânsito.
A meta é reduzir em 50% o número de óbitos no período entre 2011 e 2020, conforme resolução da OMS assinada no Brasil. O ministério planeja realizar ações pontuais em grandes eventos festivos pelo país.
Jovens
Uma seguradora de veículos avaliou mais de 100 mil acidentes. A pesquisa mostra que a maioria é causada por jovens e acontece de madrugada, justamente quando há poucos carros nas ruas, mas que facilita que os motoristas corram.
Segundo a pesquisa, os jovens são os que mais abusam da combinação excesso de velocidade e direção perigosa.
Pesquisa: 107.700 acidentes
Agosto de 2011 a julho de 2012
26 a 35 anos – 33,18%
18 a 25 anos – 21,37%
36 a 45 anos – 20,60%
46 a 55 anos – 14,96% (Ascom Prefeitura de Porto Nacional)