Ao receberem as retroescavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) nesta sexta-feira, 13, gestores dos 60 municípios beneficiados ressaltaram a importância das máquinas para recuperação das estradas vicinais no interior do Estado, assim como as melhorias que o Programa de Assistência aos Municípios (PAM) já vêm promovendo em todo o Tocantins pelo Governo do Estado.
Para o prefeito de Santa Rosa, Ailton Araújo, a 140 quilômetros de Palmas, a retroescavadeira será utilizada imediatamente para socorrer os agricultores que enfrentam dificuldades devido ao período de estiagem. “Nesse primeiro momento vamos usar esse maquinário para beneficiar os pequenos produtores, construindo cacimbas e amenizar a seca”, afirmou.
Ailton ressaltou ainda que a retroescavadeira vão contribuir com as ações já promovidas pelo Programa de Assistência aos Municípios (PAM), promovido pelo governo do Estado para recuperação de estradas vicinais. “Esse benefício vem somar com o PAM e colaborar com o fomento da economia rural”, ressaltou
Já em Cristalândia, município a 165 quilômetros da capital, o maquinário servirá, em princípio, para construção de cacimbas que atenderão os produtores rurais da região. “Nesse período de seca a urgência é a água e será nisso que aplicaremos o equipamento, garantir água para os pequenos produtores rurais do nosso município”, afirmou o prefeito Wilson Junior.
Em Muricilândia, a 420 quilômetros de Palmas, o prefeito Jair do Tato afirmou que a máquina será utilizada, inicialmente, para aplainar uma área onde devem ser construídas unidades habitacionais, no município. “Vamos usar primeiramente para aplainar o terreno onde será construídas unidades do Minha Casa Minha Vida e, posteriormente, em obras de manutenção de estradas”, pontuou, ressaltando ainda que serão realizadas em obras de tapa buracos e manutenção de pontes. (ATN)