A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) pronunciou-se por meio de nota sobre a denúncia da Terra Clean - empresa responsável limpeza pública em Palmas -, que afirma que teriam constatado irregularidades no armazenamento do lixo hospitalar por parte do Hospital Geral de Palmas (HGP). A Sesau informa que segue as resoluções da RDC nº 306/2004 da ANVISA e a Resolução CONAMA nº 358/2005, que dispõem sobre os procedimentos adotados em relação aos resíduos de serviços de saúde.
Segundo a Sesau o hospital segue o plano de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, revisado anualmente. Confira abaixo a íntegra da nota da Sesau.
NOTA
ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do HGPP - Hospital Geral Público de
Palmas informa que segue as resoluções da RDC nº 306/2004 da ANVISA e a
Resolução CONAMA nº 358/2005, que dispõem sobre os procedimentos adotados em
relação aos resíduos de serviços de saúde. Com isso, o Hospital segue o plano
de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, revisado anualmente,
composto por diretrizes que visam à gestão ambiental correta, desde o manejo,
observando as características e riscos, até a segregação, acondicionamento,
coleta e armazenamento.
O HGPP informa ainda que o líquido encontrado nos sacos de resíduos é
decorrente do chorume, que é um liquido gerado pelos resíduos biológicos. A
produção do chorume decorre da ausência de coleta do lixo hospitalar por mais
de 24h, o que aconteceu com o lixo hospitalar do HGPP no último dia 09, já que
a empresa não passou recolhendo o material.
É importante enfatizar que o HGPP, manuseia tais resíduos como é preconizado,
respeitando destreza, segurança, e o cuidado na prevenção de acidentes e na
qualidade de vida dos colaboradores envolvidos nessa atividade.
Palmas,
10 de Outubro de 2013.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Palmas/Tocantins