Com o intuito de acelerar a retomada do andamento dos processos de aposentadoria e abono permanência dos beneficiários remanescentes de Goiás, o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) está realizando a devolução das certidões aos titulares dos benefícios que necessitam regularizar o documento junto ao INSS. Essa agilidade na devolução do documento é resultado da iniciativa dos servidores do Instituto, que se reuniram voluntariamente no último fim de semana para colaborar no mutirão de inclusão da documentação necessária a devolução imediata das certidões em cada processo.
O presidente do Igeprev, Jacques Silva de Sousa, falou da necessidade de tornar rápido o atendimento. “Depois desse longo período de espera, nós precisávamos de uma solução para dinamizar o atendimento dos remanescentes. Então fui surpreendido com a iniciativa da equipe que se propôs imediatamente a realizar o mutirão. O empenho dos servidores tem se destacado nos resultados alcançados dentro do Instituto”, afirmou o presidente.
De acordo com a gerente de Concessão e Revisão de Benefícios do Igeprev, Ione Lira Sousa Cavalcante, apesar do processo é necessário que o beneficiário apresente os documentos exigidos. “Todas as exigências precisam ser cumpridas no ato da solicitação de devolução da certidão. Não podemos deixar que, no momento da análise do processo, nenhuma das exigências torne-se motivo do adiamento do benefício e é muito importante que o servidor colabore conosco”, esclareceu.
Documentos
Ao dirigir-se ao Igeprev para solicitar a certidão que será regularizada no INSS, o titular do processo deve apresentar um requerimento de desentranhamento conforme modelo disponível no site www.igeprev.to.gov.br, bem como o pedido de Certidão Negativa de Utilização de Tempo de Contribuição. Na ocasião, é necessário apresentar cópia atualizada da carteira de identidade, CPF, contra-cheque. Caso a pessoa esteja tratando de interesse de terceiros, precisará de uma procuração devidamente reconhecida em cartório.
Levantamento
O Tocantins recebeu em seu regime próprio de previdência aproximadamente 1.100 servidores remanescentes de Goiás. Destes, cerca de 120 beneficiários já possuem processos de aposentadorias em andamento e 234 servidores estão buscando o benefício do abono permanência.
Atendimento
Todos os beneficiários receberão orientação quanto aos procedimentos necessários no momento de seu atendimento, caso a caso.
Para outras dúvidas e orientações, o Igeprev disponibiliza o contato da Central de Atendimento através do 0800-6470747, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30, (ligação gratuita).