Tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 21, no auditório da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), em Palmas, os membros natos, eleitos e suplentes do Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC), para mandato no biênio 2015/2016. A votação para os membros eleitos do CSPC ocorreu em 8 de julho deste ano, sendo eleitos dois representantes dos delegados de polícia, um representante dos agentes de polícia, um dos agentes penitenciários e um dos escrivães de polícia.
Durante a solenidade, o diretor da academia de Polícia Civil e membro nato do Conselho, Alberto Cavalcante, ressaltou a legitimidade do Conselho. “Temos representantes da Instituição e membros eleitos que representam as classes. Assim, espero que o Conselho seja um órgão de deliberação justa, que se paute pela busca de direitos, mas também de deveres”, disse.
A delegada de polícia e membro eleita do Conselho, Juliana Moura Amaral, considerou que a entidade tem um trabalho árduo a ser desenvolvido. “Temos que ter em mente as funções do Conselho e precisamos trabalhar de forma célere e pautada na justiça. Nosso trabalho deve ser conduzido sempre pela legalidade, ética e justiça”, afirmou. Já o agente da polícia civil e membro suplente, Ubiratan Rebelo do Nascimento, lembrou que o Conselho está para julgar se as ações que os policiais estão pleiteando estão ou não dentro de seus direitos. “Durante esses dois anos, estaremos aqui para representar a polícia civil, mas acima de tudo para primar pela legalidade e as atribuições do Conselho Superior”, disse.
O secretário da segurança pública e presidente do Conselho, Cesar Simoni, transmitiu aos presentes mensagem do governador do Estado, Marcelo Miranda, que disse confiar na polícia civil e que tem acompanhado os resultados positivos das operações desempenhadas em diversos municípios do, como Lagoa da Confusão e Araguaína.
O secretário destacou os esforços que têm sido tomados pela SSP a fim de atender demandas diversas, relativas à segurança pública, desde o início desta gestão. “Temos feitos parcerias para equiparmos as delegacias, estamos trabalhando para instituir a Lei Orgânica da Polícia Civil. Temos uma luta grande pela frente, mas estamos mudando o quadro paulatinamente. E os resultados estão chegando”, afirmou. Ao final da solenidade, o secretário convidou os membros da CSPC para uma reunião, ainda pela manhã, a fim de traçarem as primeiras metas do Conselho.
O Conselho
O Conselho Superior da Polícia Civil foi instituído pela Lei 1.650 de 29 de dezembro de 2005, com caráter consultivo, normativo e deliberativo e tem por objetivo fiscalizar e supervisionar a atuação da Polícia Civil, velando por seus princípios institucionais.
Membros do CSPC:
Membros natos
- Secretário de Estado da Segurança Pública – César Roberto Simoni de Freitas – Presidente
- Delegado Geral de Polícia Civil – Roger Knewitz – Vice-Presidente
- Corregedor geral da Polícia Civil – Fábio Augusto Simon – Secretário executivo
- Superintendente da Polícia Científica – Gilvan Nascimento Nolêto - Conselheiro
- Diretor da Academia de Polícia Civil – Alberto Carlos Rodrigues Cavalcante – Conselheiro
Membros eleitos
- Delegada de polícia (classe especial) – Juliana Moura Amaral
- Delegada de polícia (classe especial) – Raimunda Bezerra de Souza
- Agente de polícia civil – Suzi Francisca da Silva
- Escrivão de polícia civil – Lourival da Silva Aguiar
- Agente penitenciário civil – Almir Tadeu Cordeiro Pereira
Membros suplentes
- Delegado de polícia civil – Verônica Tereza Carvalho Costa – 1° Suplente
- Agente de polícia civil – Ubiratan Rebelo do Nascimento – 1º Suplente
- Escrivão de polícia civil – Hugo Vinicius Teles Moura – 1° Suplente
- Agente penitenciário civil – Dalberto Silva Júnior – 1° Suplente
Sugestão de legendas:
- Foto 1 - Membros do Conselho Superior da Polícia Civil para mandato no biênio 2015/2016.
- Foto 2 – Solenidade de posse dos membros da CSPC
- Foto 3 – Ainda pela manhã, membros da CSPC fazem reunião para traçarem primeiras metas do Conselho (Ascom SSP)