A Prefeitura de Gurupi, em parceria com o Centro Universitário Unirg , UFT, IFTO e Sebrae, lança o Projeto Inova Gurupi, de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo, nesta quinta-feira, dia 22, às 14 horas, no auditório do IFTO - Campus de Gurupi. Na oportunidade também serão lançados os editais das Incubadoras de Empresas da Unirg e UFT e a I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi.
O Inova Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.
“São ações integradas entre governo, universidades e empresas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região”, afirmou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.
Sustentação
Para a vice coordenadora de Educação Científica e Habitats do Projeto Inova Gurupi, Adriana Terra, “as ações integradas são desenvolvidas considerando múltiplos esforços por um sistema educacional que venha sustentar a demanda de atividades inovadoras com profissionais altamente capacitados", disse.
Inovação
De acordo com o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação de Gurupi, Carlos Barcelos, o Inova envolve ações de curto, médio e longo prazos. “A partir da Educação Científica, Educação Empreendedora e Habitats de Inovação, vamos todos juntos promover uma cultura e um ambiente de inovação e empreendedorismo que contribuirão para o desenvolvimento econômico e social de Gurupi e da Região Sul do Tocantins,”, explicou.
I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi
O lançamento do Inova marca a abertura da I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi que será realizada nos dias 22 e 23/10/2015, também no Campus do IFTO de Gurupi.
“A finalidade é a de aproximar a ciência e a comunidade local, cujas atividades serão promovidas por alunos e professores do IFTO Campus Gurupi e Campus Formoso do Araguaia, UFT e UnirG”, disse Adriana Terra.
A Feira envolverá diversas atividades entre palestras, oficinas, workshops, exposições, atrações culturais, praça de alimentação e outros. No dia 22/10, estará aberta à visitação das 16 às 22 horas. No dia 23, das 8 as 12 e das 14 às 22 horas. Entrada franca.