As aplicações técnicas, que apresentaram resultados positivos, com o Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolvidas a partir do Projeto Cerrado Jalapão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Área de Preservação Ambiental (APA) e Unidades de Conservação (UCs) nacionais na região, serão ampliadas para as UCs estaduais.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu de 31 de maio a 3 de junho, técnicos, gestores das UCs do Estado e de instituições parceiras, para a demonstração dos procedimentos adequados e outros cuidados importantes que devem ser tomados ao manejar o fogo com atividade prática realizada no Parque Estadual do Lajeado (PEL).
A importante colaboração do uso da tecnologia, na consulta e análise de imagens de satélite, para o planejamento da aplicação do uso do fogo, a observação de aspectos como período de estiagem, percentuais de umidade e a posição do vento são algumas das estratégias vistas no decorrer da capacitação.
De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Maurício Araújo, replicar o conhecimento de experiências de sucesso é um dos objetivos do projeto. “No próximo semestre, o projeto se encerra, mas aguardamos a análise da possibilidade de sua renovação. O levantamento dos resultados obtidos apontou que o modelo de manejo aplicado contribuiu com avanços na região e que sem dúvida são importantes ferramentas para as demais unidades”, destacou.
Além da contextualização do projeto, seu objetivo, etapas e colaborações entre equipes, o grupo que esteve no parque para acompanhar a atividade do manejo na prática e bem de perto.
PEL
O Parque Estadual do Lajeado (PEL), localizado no Km32 da To-020 entre Palmas e Aparecida do Rio Negro, comemorou 15 anos, no último dia 13 de maio, com a realização de trilha ambiental, visita ao viveiro e a área de recuperação do PEL. Participaram desse momento, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), curso de formação técnica em florestas nas disciplinas de Sistemas Agro florestais e a disciplina de Ecologia Florestal, sob a orientação das professoras Carolina Joly Moreira e Carina Bezerra Benevides.