Com o objetivo de buscar melhorias na gestão dos recursos hídricos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participará do 18º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), cujo tema é Comitês de Bacias: A gestão das águas acontece aqui. O evento teve início no domingo, 3, e se estende até a próxima sexta-feira, 8, em Salvador (BA).
A equipe do Tocantins, coordenada pelo diretor de Planejamento e Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, é composta por técnicos da Semarh e representante dos quatro Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.
O encontro, de acordo com o diretor, é um importante instrumento para a busca de melhorias na gestão das águas e visa expor todos os desafios, necessidades e dificuldades para que os comitês possam debater abertamente e buscar alternativas em prol das águas. O evento tem ainda por objetivo apresentar a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.
Aldo Azevedo ressalta que o encontro debaterá oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas. O encontro é importante para planejar ações visando melhorias para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
Nesta segunda-feira, 4, foi realizada a abertura oficial do Encob, quando houve a apresentação de uma caminhada pela água e pelos Comitês de Bacia Hidrográfica do Brasil. A passeata teve início no Farol da Barra e foi até o Hotel Othon Palace Bahia.
Além da caminhada, ocorreu também um ato simbólico de união das águas das bacias de todo o País. Cada comitê trouxe um pouco de água de sua bacia e despejou parte dela em um aquário, sendo que o restante ficará exposto nas garrafas durante o evento.
Encontro
O 18º Encob é patrocinado pela Agência Nacional de Águas (ANA), pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e pela Suzano Papel e Celulose.
No domingo, aconteceram dois seminários do Fórum Nacional ministrados pela Agência Nacional de Águas (ANA). O primeiro seminário teve como tema Água, Comunicação e Sociedade. Já o segundo abordou a cobrança pelo uso da água.
O seminário visa divulgar ações de cooperação e mobilização para a boa gestão do uso sustentável da água e o envolvimento da sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade para todos. Neste sentido, a comunicação é fator de grande relevância, uma vez que a sociedade precisa ter informações institucionais e, a partir disso, saber a real situação das nossas águas, contribuindo para melhorar a gestão, disseminando ideias e ações.