Advogados de Araguatins, Augustinópolis, Esperantina, Buriti, São Sebastião, Sampaio, Carrasco Bonito, Luzinópolis, São Miguel, Cachoerinha, Praia Norte, Augustinópolis, Itaguatins, Axixá, Sítio Novo e São Bento entre outras cidades do Bico do Papagaio estão mobilizados contra fechamento da Vara Itinerante do Trabalho na Comarca de Araguatins.
Na última segunda-feira, 7 de agosto, os advogados e advogadas da região reuniram-se na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araguatins para debater o tema e fechar uma mobilização contra essa medida da Justiça do Trabalho.
Embora ainda não oficializada, o fechamento da vara já tem um indicativo concreto. Neste ano, por exemplo, a Justiça do Trabalho já suspendeu todas as audiências de agosto a novembro. “Estamos mobilizando todos os colegas, a subseção da OAB de Araguatins e a Seccional da OAB-TO para que isso não ocorra”, ressaltou a presidente da OAB Araguatins, Cristiane Aparecida de Carvalho Costa. Para a advogada, o fim da Justiça do Trabalho no Bico do Papagaio é altamente prejudicial tanto para os reclamantes, quanto para os reclamados.
A Vara do Trabalho mais próxima do Bico do Papagaio é a de Araguaína. A cidade fica a mais de 400 quilômetros de algumas das cidades da região, o que dificulta as demandadas dos usuários na localidade. “A OAB-TO considera absurdo o que está ocorrendo. O País tem centenas de gastos a cortar e deixar as pessoas sem justiça não pode ser uma opção”, salientou o presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi.
Nas cidades do Bico do Papagaio, vivem mais de 220 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).