Na manhã desta segunda-feira, 13, tomou posse a nova composição do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/TO) para a gestão 2018/2020. A definição da mesa diretora ocorreu por aclamação e tem como novo presidente o representante da Federação das Associações de Moradores do Tocantins (Facom), Agnaldo Humberto Leal, e vice-presidente a representante da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Simone Bonfim Braga.
Agnaldo Humberto falou da escolha de seu nome para a presidência e de sua expectativa para esse novo compromisso. “No momento em que um representante da sociedade civil assume a presidência do Conselho, temos entre nossos grandes desafios fazer valer os benefícios sociais e cobrar para que o cofinanciamento seja realmente aplicado nos municípios”, disse ele.
O evento que aconteceu na sede dos Conselhos, em Palmas, contou com a presença da secretária da Setas, Wandy Mary, que após agradecer o empenho da gestão anterior, deu as boas vindas aos novos componentes e falou da importância dos conselheiros para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Essa é uma função de interesse público e relevante valor social, e buscamos manter com o CEAS sempre um diálogo aberto e continuo de forma a contribuir para o fortalecimento do SUAS e a garantia dos direitos dos usuários da política de Assistência Social em nosso Estado”, falou a secretária.
Na ocasião foram definidos também a composição das comissões do CEAS/TO, a definição da representação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as datas das reuniões das Comissões de Políticas e Normas e de Orçamento e financiamento, entre outros.