A oportunidade de liquidar dívidas com o Município obtendo descontos e parcelamentos está atraindo os araguainenses para o 1º Mutirão Municipal de Negociação Fiscal, promovido pela Prefeitura de Araguaína em parceria com o Poder Judiciário Estadual. O atendimento inédito está sendo realizado, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, até a próxima quarta-feira, 12, das 8 às 18 horas, sem interrupção, inclusive durante este sábado e domingo.
Em apenas dois dias de atendimento, dias 5 e 6, mais de mil contribuintes já passaram pelo local. “Estamos satisfeitos com a procura pela regularização de suas dívidas, é um sinal de que a população tem sido cada vez mais responsável. Além disso, mostra confiança ao saber que tudo aquilo que é pago em imposto retorna em benefícios para nossa cidade”, destacou o secretário Municipal da Fazenda, Fabiano Souza.
A expectativa da Secretaria da Fazenda do Município é a negociação de mais de R$ 10 milhões em dívida ao final do mutirão. Os descontos nos juros podem chegar até 100% dependendo do débito e da forma de pagamento.
Contribuinte satisfeito
O mutirão foi a oportunidade que a aposentada Gerusa Tavares teve para quitar o IPTU da casa dela, em atraso desde 2013. Durante o atendimento, conseguiu o desconto à vista de 100% dos juros e multas referente ao tempo da dívida e pagar o imposto por um valor acessível.
“Nossa, estou muito satisfeita com a negociação que consegui para finalmente pagar esse débito. Deixei atrasar por alguns problemas financeiros, mas essa oportunidade veio como um presente de fim de ano”, completou Dona Gerusa, moradora do Setor Cimba.
Quem também saiu feliz do Parque de Exposições foi a Adriana Matos Silva, encarregada de serviços gerais. Aproveitou o mutirão para quitar com 20% de desconto, uma redução de R$ 200 no valor total de infrações de trânsito que cometeu este ano.
“Estou contente porque não devo mais ao Município, essa iniciativa me deu a chance de resolver essa pendência. Valeu muito ter aproveitado este momento”, disse Adriana.
O que pode ser negociado?
Poderão ser quitadas dívidas municipais decorrentes de qualquer origem, seja ela por Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou Imposto Sobre Serviços (ISS), atraso do pagamento das parcelas do Crédito Educativo e também multas de trânsito e ambientais. A oportunidade serve tanto para os débitos que já estão na Justiça quanto para a realização de acordos, por pessoa física ou jurídica.
O que levar?
Para o atendimento no mutirão é preciso levar documento oficial com foto; se for empresa, o contrato social; se for representante, a procuração pública. Quanto mais documentos que contribuam para análise do débito, mais rápido será o atendimento.