Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) esteve, neste último domingo (7), no Parque Estadual do Jalapão para participar da primeira etapa do circuito Bota pra Correr, que reuniu 200 atletas de todo o país, promovido pela marca esportiva Olympikus. No sábado (6), a senadora participou da Festa da Rapadura, realizada todos os anos pelo quilombo do povoado do Prata, município de São Félix, também no Jalapão.

“A Festa da Rapadura é uma forma que encontraram para valorizar e preservar a sua cultura. Os turistas participam do processo de fabricação da rapadura, do melado e da garapa, totalmente artesanal e rústica, em engenho típico de madeira utilizando tração animal para a moagem da cana. É o turismo de vivência crescendo no Tocantins. Os turistas querem conhecer um modo diferente de viver”, avaliou Kátia. 

O “Circuito Bota pra Correr, primeira prova de corrida em estrada de terra promovida pela marca Olympikus, em parceria com o Governo do Estado, e que escolheu o Jalapão como rota inicial do projeto. Ela parabenizou os organizadores, os 200 atletas participantes e elogiou os troféus e medalhas confeccionados com detalhes em capim dourado. “Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto e ao presidente da Adectur (Agência do Desenvolvimento da Cultura e Economia Criativa do Tocantins), Tom Lyra, por ter trazido esse evento maravilhoso para nosso  estado” , disse.

A largada foi em Mateiros e teve duas categorias: grupos de 10 km e  de 21 km.  Kátia foi presenteada com a medalha de “finisher” do circuito.