A equipe multiprofissional do Consultório na Rua e o Centro de Saúde da Comunidade Isabel Auler (Arso 23) resolveram misturar as cores das campanhas Janeiro Roxo e Branco para promover uma ação especialmente dedicada à população que vive em situação de rua em Palmas/TO. A programação vai ocorrer na manhã dessa terça-feira , 28, e prevê a realização de testagem rápida (HIV, sífilis e hepatites virais), vacinação, avaliação de hanseníase, exames laboratoriais e palestra sobre saúde mental.
O Janeiro Roxo é uma campanha educativa que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e do controle da hanseníase. Já o Janeiro Branco visa colocar em evidência os temas relacionados à saúde mental para prevenir o adoecimento psicológico e emocional.
A enfermeira do Consultório na Rua, Juliana Santos Simões, explica que a vulnerabilidade da população de rua caracteriza um tipo de sofrimento mental. “Aproveitamos o apelo das campanhas Janeiro Branco e Roxo para enfatizar a prevenção em saúde dos nos nossos assistidos”, finaliza.
Programa Consultório na Rua
O programa Consultório na Rua foi implantado em Palmas no ano de 2016, visando atender as pessoas em situação de rua que vivem ou transitam pela cidade. É uma estratégia de atendimento instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos são realizados in loco e, quando necessário, recebem o apoio dos Centros de Saúde da Comunidade.
Cerca de 250 pessoas em situação de rua já foram atendidas pela equipe do Consultório na Rua, que atualmente é formada por enfermeira, agentes sociais e técnica em enfermagem. Além disso, 13 residentes em saúde mental colaboram com os atendimentos (enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, terapeuta ocupacional e farmacêuticas).
Programação
Local: CSC Isabel Auler (Arso 23)
Dia: 28/01/2020
Horário: 8h às 12h
- Café da manhã integrativo
- Testagem rápida
- Vacinação
- Coleta de escarro
- Oferta exames laboratoriais in locu
- Avaliação hanseníase