Agentes do Governo do Estado visitam estabelecimentos comerciais, nesta terça-feira, 2, levando orientações sobre medidas de prevenção à contaminação pela Covid-19. A operação será realizada nas três maiores cidades do Estado, com equipes multidisciplinares, da Secretaria Estadual da Administração (SECAD), Procon-TO, Agência de Metrologia Estadual (AEM), Vigilância Sanitária (VISA) e polícias Civil e Militar, percorrendo diferentes bairros simultaneamente, durante todo o dia.
Em Palmas a concentração começou a partir das 8h30 da manhã, na sede da Secad, na praça dos girassóis. De lá as equipes se dividiram para região norte e sul da cidade, iniciando a ação pelas quadras com maior número de casos. Na 706 Sul, pelo supermercado Duda, e demais estabelecimentos locais, seguindo para o avenida Araguaia no Aureny III, e demais bairros da região.
Em Araguaína e Gurupi, a operação percorre mais de 30 bairros das cidades. Nesta terça-feira, além de supermercados, o grupo deve abordar bancos e casas lotéricas. Outras ações estão previstas para os próximos dias.
Decreto
Esta é a segunda edição da operação que atende decreto estadual publicado no Diário Oficial do Tocantins, no último dia de 13 de abril, determinando a realização de ações de orientação ao funcionamento dos espaços que realizem atividades e/ou executem serviços, públicos ou privados, essenciais ou não essenciais no Estado. O objetivo é garantir que seja priorizado o distanciamento em filas para pagamento com marcação identificada aos clientes e assegurarem o distanciamento de, pelo menos, dois metros entre seus colaboradores, bem como medidas que evitem aglomerações de pessoas.
Nos locais com maior circulação de pessoas, também deve ser assegurada, a manutenção de ambientes arejados, com banheiros higienizados, dotados de sabão líquido e papel toalha, bem como a implementação do pleno uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. Os agentes ainda orientam sobre como deve ser realizada a correta limpeza de superfícies, utilização de produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entre outras informações importantes na prevenção ao contágio do Coronavírus.