Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Já são três meses de quarentena, uma eternidade para atletas acostumados com a rotina de treinamentos e competição. Para amenizar a frustração da temporada interrompida, a Comissão de Veteranos da Confederação Brasileira de Judô organizou um torneio nacional de judô funcional.

Para o coordenador nacional de veteranos, sensei Cristian Cezário, a competição é uma oportunidade para motivar a continuidade dos treinos, mesmo que com os cuidados necessários de isolamento.

A equipe tocantinense está sendo representada por oito atletas, que tem competido desde o dia 01/06. São eles: Heynner Ribeiro, Miguel Medeiros, Cássius Cariglio, Fred Guerra, Walter Sabra, Clayton Sousa, Ricardo Holanda e Caroline Gimenez.

Após a primeira rodada e as oitavas de final, seguem na disputa Ricardo Holanda, que deve estrear já nas quartas de final, e Fred Guerra, que já atravessou duas fases e luta também nas quartas buscando uma vaga na semi-final.

“A competição é absolutamente extrema. Nas oitavas tive que fazer cinco rounds de três minutos cada por apenas um de descanso, tendo que fazer o máximo possível de repetições intercalando dez entradas de golpe e dez exercícios físicos. A cada fim de round, a sensação era de que não conseguiria seguir para o próximo”, contou Guerra.

Sistema de disputa

Os 160 atletas foram divididos por idade em oito categorias masculinas e oito femininas. A cada fase, os golpes e exercícios pedidos são alterados. Se nas oitavas de final foram três minutos por um de descanso, nas quartas já serão quatro minutos de exercícios por dois de descanso.

Transmissão ao vivo

Enquanto a comissão técnica, formada por um mediador, quatro árbitros e os dois atletas conectam-se via Zoom, a transmissão para o público é realizada via Youtube.

Após bater o atleta do Amapá na fase anterior, Guerra enfrenta, nesta segunda 08/06, o judoca de Santa Catarina, enquanto Holanda enfrenta o baiano.

Para acompanhar a disputa ao vivo e torcer para os tocantinenses, eles sobem no tatame nesta segunda a partir das 19h30, no canal do Youtube “Judô Veteranos Brasil”.