Dia 24 de junho comemora-se o Dia de São João, data em que normalmente são celebradas festas juninas em todo o Brasil. O vereador Lúcio Campelo (MDB) considera as quadrilhas juninas palmenses como um importante canal de promoção da cultura. “Trazem alegria, aquecem a economia com emprego e renda e incentivam a educação através de projetos sociais, gerando muitos benefícios à sociedade”, avaliou.
A realização do Arraiá da Capital, uma das festas mais populares do calendário de Palmas, ainda é incerta. A pandemia da Covid-19 impactou toda a programação de 2020 e os brincantes dizem estar preocupados. As quadrilhas já contam com quase tudo pronto para a festividade – figurino, alegorias, repertório, dentre outros - e estão endividadas. A falta de apoio financeiro e dívidas podem levar ao fim de algumas juninas.
Com o intuito de ajudar, Campelo tem dialogado com o Executivo Municipal para a manutenção de recursos. “Venho dialogando com a prefeita Cinthia Ribeiro para que não deixe de apoiar as nossas juninas. O Arraiá precisa dessa ajuda para que continue a existir. A prefeita tem demonstrado sensibilidade e apoio”, confirmou.
Por enquanto, as juninas de Palmas têm buscado superar os impactos causados, com renovação de apresentações de forma on-line.
Santos Juninos
Além do Dia de São João, em junho comemora-se o Dia de Santo Antônio (13 de junho) e o Dia de São Pedro (29 de junho). As homenagens aos três santos mobilizam a população e levam visitantes às pequenas e grandes cidades visando à celebração de festas juninas regadas por muita dança e pratos típicos, mantendo viva a tradição cultural.