Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia, nesta terça-feira, 13, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). O secretário municipal de Saúde, Arllérico, alerta que não é recomendada a vacinação simultaneamente da vacina contra o H1N1 com a da Covid-19. “Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas e em casos em que a pessoa testou positivo para Covid-19 aguardar o período de 30 dias para receber a vacina Contra a Influenza”, orienta.

O gestor orienta que a vacinação contra a Influenza também segue grupos prioritários, sendo primeiro: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), população indígena, e trabalhadores da saúde. “Já a segunda etapa dessa campanha, ocorrerá de 11/05 a 08/06, o público-alvo é: idosos com 60 anos ou mais e Professores”, acrescenta.

“A terceira etapa está prevista acontecer 09/06 a 09/07, com a participação de pessoas portadoras de comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores de portuários; força de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas”, explica o secretário.

Arllérico André, reforça que o imunizante contra a H1N1 é eficaz e seguro, sendo a melhor forma de prevenção contra a gripe, o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.