‘Zé Onça - Relatos de uma memória’, documentário biográfico que conta a história do pescador conhecido como Zé Onça, terá estreia especial nesta terça-feira, 14, às 20 horas, no Cine Cultura. Roteirizado e dirigido por Túlio de Melo, a produção foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do edital 018/2020 da Fundação Cultural de Palmas (FCP). A entrada é gratuita com limitação de público a 50% da lotação do cinema.
Curta-metragem de caráter biográfico, ‘Zé Onça- Relatos de uma memória’ busca reconstruir a vida real do pescador Zé Onça (62 anos) a partir dos relatos e lembranças de seu passado em Xambioá-TO. O filme, gravado em Palmas, onde atualmente reside o personagem, foi selecionado para 7° FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté, que acontece em dezembro próximo.
“A história de Zé Onça representa uma das características culturais e populares das pessoas do antigo norte goiano, hoje, atual Estado do Tocantins. O documentário traça um perfil particular do seu povo através da simplicidade, da dificuldade do passado e modo de vida de seus populares”, afirma o diretor Túlio de Melo.
Túlio de Melo
Filósofo, cineasta, professor e pesquisador no campo da filosofia do cinema. Atuou como diretor e roteirista do documentário longa-metragem ´Performance do Real ́.
Ficha Técnica
Direção e roteiro: Túlio de Melo
Assistente de direção: Leandro de Alcântara.
Cinegrafista: Jorge Cardoso.
Pesquisa de arquivo pessoal: Catiucia de Melo.
Restauração de fotografia: Ivan Latorraca.
Animação de fotografia: Leandro de Alcântara.
Direção de fotografia: Túlio de Melo.
Cartaz: Ivan Latorraca.
Composição musical e desenho de som: Heitor Oliveira.
Violão: Sabrina Souza.
Edição: Túlio de Melo e Jorge Cardoso.
Still: Leandro de Alcântara.