A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 60 metros cúbicos de madeira de corte proibido sendo transportada ilegalmente para Vila Velha/ES. A ocorrência foi registrada no fim da manhã deste sábado (25), no km 663 da BR-153, município de Gurupi-TO.
Na oportunidade, a equipe abordou caminhão bitrem, sendo solicitado ao condutor a apresentação da nota da carga transportada, tendo este afirmado que estaria transportando milho. No entanto, a equipe da PRF desconfiou da situação e solicitou que fosse retirada a lona da carga, momento em que o homem confessou que não estava transportando milho, mas sim madeira.
O homem então apresentou documentos inválidos para o transporte de madeira. Segundo os documentos, estaria sendo transportado 60 metros cúbicos de madeira de reflorestamento. Todavia, a equipe da PRF realizou a coletada e avaliação de algumas amostras e identificou que a madeira na verdade seria de Castanheira (bertholletia excelsa), espécie de corte proibido e não passível de exploração para fins madeireiros.
O homem alegou que a madeira era oriunda de Altamira-PA e que levaria para uma empresa localizada em Vila Velha/ES. A PRF destaca que a empresa que receptaria a madeira ilegal já esteve envolvida em outras ocorrências do gênero.
Diante dos fatos, foi constatado, a princípio, o crime ambiental de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O conjunto de veículos transportador e carga foram apreendidos e encontram-se à disposição do poder judiciário e dos órgãos ambientais.