A Prefeitura de Palmas concluiu nessa sexta-feira, 14, a sinalização e colocação de uma barreira em trecho lateral da continuidade da Avenida Teotônio Segurado, ao lado do Jardim Taquari. A via de terra cedeu após fortes chuvas e está interditada, porém, o trânsito segue liberado na ponte de estrutura metálica sobre o Córrego Santa Bárbara apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas, portanto, é proibida a passagem de carros.
Uma placa de sinalização alertando sobre o uso correto foi colocada na cabeceira da ponte. É essencial que a determinação seja seguida, pois a passagem de carros é constante, o que compromete a estrutura da ponte e a segurança de quem transita pelo local, pois a estrutura não foi projetada para suportar a passagem de veículos de quatro rodas.
Ainda em dezembro de 2021, a Defesa Civil interditou a estrada de terra. Porém, com o agravamento da situação, o restante cedeu e impossibilitou o trânsito no local.
Entenda
A Prefeitura esclarece que a via foi um caminho de serviços feito para dar suporte à obra de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto na região do Taquari. Esse caminho acabou sendo utilizado pelos chacareiros da região e mais recentemente, os moradores do Jardim Vitória II também começaram a fazer uso desse leito viário para diminuir a distância até o centro da cidade.
Para dar suporte aos pedestres, ciclistas e motociclistas, a Prefeitura de Palmas instalou uma estrutura metálica sobre o Córrego Santa Bárbara, e manilhas, no entanto, essas estruturas foram improvisadas apenas para facilitar o deslocamento dos chacareiros, sendo que o local não tem capacidade para suportar maior fluxo de transeuntes.
A ponte definitiva sobre o Córrego Santa Bárbara já está projetada e a gestão busca recursos para a implantação dessa obra e a continuidade da Av. Teotônio Segurado no sentido Sul. A via alternativa e ideal para passagem é a Av. Perimetral, que fica ao lado da TO-050.
(Foto: Lia Mara)