Nos primeiros três meses deste ano, a Energisa Tocantins identificou 1.494 ligações clandestinas de eletricidade, o que equivale a identificação de cerca de 16 ligações ilegais por dia. No primeiro trimestre de 2022, os furtos representaram um desvio de 16.976 MWh de energia. Para ilustrar, esse volume seria suficiente para suprir a demanda de um município nas proporções de Tocantinópolis durante todo um ano. Em números, a energia desviada poderia atender mais de 7.313 mil clientes por 12 meses.
O furto de energia é crime, previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, com pena de até quatro anos de reclusão e multa.
“O furto de energia coloca em risco a segurança da população podendo provocar não só a queima de equipamentos, mas também curtos-circuitos e incêndios. Além do risco a vida, esses tipos de ligações sobrecarregam a rede de energia elétrica, podendo gerar oscilações, falta de energia e queima de equipamentos de clientes da região”, afirma o coordenador de Medição e Combate a Perdas, Ricardo Pedrosa de Brito. Segundo ele, a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia e que, portanto, quando acontece o furto, impacta na qualidade de energia distribuída.
As ações de fiscalização são realizadas com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Delegacia de Repressão de Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos (DRCSP).
Balanço 2021
Durante todo o ano de 2021, foram identificados 4.869 desvios irregulares de energia elétrica. Ao todo, considerando as irregularidades identificadas ou não, foram desviados, em 2021, 47.950 MWh de energia, um volume suficiente para suprir cerca de 20,6 mil clientes tocantinenses por um ano, o equivalente, por exemplo, a um município do porte de Paraíso do Tocantins.
Cerca de 7.623 MWh de energia foram recuperados ano passado, após mapeamento do centro de inteligência de combate a perdas e ações realizadas com apoio das polícias Civil e Militar. As cidades com maior volume de energia recuperada foram Palmas, Araguaína e Porto Nacional.
Denunciar o furto de energia é simples. Para isso, basta entrar em contato com a Energisa através de um dos canais de atendimento como call center no número 0800 721 3330, site energisa.com.br, facebook ou twitter, agência de atendimento ou pelo Energisa On, aplicativo gratuito para smartphone. A denúncia é anônima. (Energisa)