Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Escritora cearense radicada no Tocantins, Luciana Andradito lança sua primeira obra literária - 'Primeira Aparição da Manhã' - com a editora independente TAUP – Toma Aí Um Poema, de Curitiba/PR. Seleção de poemas produzidos entre 2008 e 2022, reflete a passagem do dia e os movimentos oscilantes, interiores e exteriores, criando nuances contrastantes entre luzes e sombras. O livro foi selecionado na chamada de originais da editora TAUP e escolhido entre 150 obras.

Segundo a escritora, os poemas apresentam variedade temática e iluminam as angústias, dores, vazios e mistérios que envolvem a existência, tematizando sobre a inocência, o feminino, os relacionamentos, o obsceno, o escatológico e a metapoesia. Alguns partem da simplicidade e singularidade do cotidiano, outros flertam com regionalismos do norte e nordeste brasileiro.

A escrita de Luciana Andradito, esteticamente inspirada nos trabalhos de Ana Cristina Cesar, Alice Ruiz, Paulo Leminski e Ferreira Gullar, envereda pela poesia visual, concreta, erótica, marginal e pelo cordel. 'Primeira Aparição da Manhã' conta com setenta poemas e também com  belíssimas ilustrações de Andrey Tamarozzi, concebidas especialmente para o livro e, que ampliam os sentidos da poesia em imagens.

Pré-Venda

Atualmente, a escritora realiza campanha de pré-venda nas suas redes sociais e plataformas. O financiamento coletivo começou no dia 18 de agosto e vai até 4 de outubro de 2022 no site da Benfeitoria.  Luciana visa arrecadar fundos para tornar possível a impressão gráfica e arcar com os custos da publicação.

Como poeta publicou na Antologia Poesia Fora do Eixo 2022, da editora TAUP, que selecionou via edital poetas de todas as regiões do Brasil para documentar a poesia além do eixo. Luciana Andradito representa a região norte e o Tocantins nessa publicação, que também está em pré-venda por financiamento coletivo. Os poemas publicados “Vias do interior” e “Silêncio do interior” dialogam com a vida na cidade de Araguatins-TO.

Ainda, publicou dois poemas "Saudade entrego adeus" e "A melhor amiga da distância" na Antologia Tocantina – José Gomes Sobrinho 2021. Livro-antologia com publicação dos melhores 55 textos selecionados dos poetas de várias cidades do Tocantins.

Além de poeta, é uma das autoras do texto dramático Bobarella Desmata-mata, de autoria do Grupo Lizete, um musical com temática socioambiental premiado no edital de dramaturgia da ONG Canto Cidadão em 2015. Também atua na organização de exposições de arte e eventos culturais, ministra oficinas e trabalha como mediadora cultural e fotógrafa.

Em 2020 foi premiada com a exposição fotográfica online Às Margens no edital Sesc Cultura On do SESC-TO. A Mostra apresenta um registro social, ambiental e cultural da vida às margens do rio Araguaia, no Bico do Papagaio. Suas fotografias retratam detalhes da paisagem e da vida dos ribeirinhos, em um cenário que é conhecido pela beleza do encontro do cerrado com a floresta amazônica.

Sobre a Escritora

Luciana Andradito, nasceu em Fortaleza-CE. Vive no Tocantins desde 1999. Atualmente reside e trabalha em Araguatins-TO. Fotógrafa, artista, mediadora cultural e escritora. Formada em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atua na fotografia, artes visuais, teatro, performance e literatura. Membro fundadora do grupo Lizete.