Com um cenário profissional desafiador no pós-pandemia, onde as incertezas quanto à continuidade de alguns postos de trabalho pairam sobre a vida de uma parcela significativa da sociedade, algumas profissões começam a se destacar e ganham força pela capacidade de resolução de conflitos, celeridade e materialidade de ganhos expressivos.
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Estado do Tocantins (Concilia-TO), por meio do Instituto Internacional de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento (IIPED), realizará nos dias 21,22 e 23 de outubro, o curso de formação para Mediação, Conciliação e Arbitragem, em Palmas.
“Estamos formando profissionais para atuarem junto a Concilia-TO e demais câmaras privadas, que tenham formação em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Agronomia, lembrando que estudantes nestas áreas também poderão se qualificar junto à câmara. As áreas do conhecimento são amplas e, junto a justiça privada, a operacionalização do direito passa por todas elas, enfatiza a presidente da Concilia- TO, Poliana Rocha.
A novidade é, que agora, os profissionais filiados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) terão oportunidade para se atualizarem e fazer a qualificação.
“O nosso sindicato recebe com entusiasmo e fomenta esse tipo de parceria, pois tem por objetivo, o crescimento do servidor no campo do conhecimento e não menos importante, a obtenção e perspectivas de rendas significativas ao bolso do trabalhador”, destaca o presidente do Sisemp, Heguel Belmiro Souto de Albuquerque.
Com 30 vagas disponíveis para a primeira turma, o curso será ministrado pela presidente da Concilia-TO, e presidente da Associação Tocantinense de Conciliadores, Mediadores, Árbitros e Peritos (ATOCMAP), Poliana Rocha.
O curso contempla o olhar do ponto de vista da justiça privada, dos tribunais arbitrais e de como a mediação, conciliação e arbitragem colocam as demandas de muitos sob outro aspecto, tanto de quem aciona a justiça, quanto dos profissionais que são capacitados nessa seara, com uma implantação de uma cultura de paz e menos litígio, pouco conhecida ainda pelo cidadão comum.
“O curso de conciliação, mediação e arbitragem, abre portas além de ser uma justiça célere. Ele nos dá amplitude de mercado e de carreira. É um mercado muito bom que te dá condição de mostrar a justiça pública, a diferença que é a justiça privada”, disse a mediadora e conciliadora, Coronel da Polícia Militar, Rosa Inês.
Instituições de Ensino de Paraíso fechados com a Concilia
As Instituições de Ensino Superior Fecipar e Unest, ambas com campus em Paraíso, fecharam parceria com a Concilia-TO para que seus estudantes possam qualificar-se e já saírem da Universidade com uma profissão promissora no país.
“Nossa parceira com as Instituições de Ensino Superior se dá por vermos nos Acadêmicos um público importante e essencial que tem a oportunidade da capacitação e atuação na área. O que levará muitos saírem à frente até de profissionais que já estão no mercado há muitos anos. Essa é a grande oportunidade para todos que desejam ingressar nesse promissor mercado de trabalho em franca expansão” disse o representante da Concilia para a região do Vale do Araguaia, Whisllan Maciel.
OAB seccional Paraíso apoia a iniciativa
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Paraíso, representada pelo presidente Whillam Maciel, é uma grande parceira para a realização do evento.