Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves 

Na presença de jornalistas e profissionais de comunicação de todo o Estado, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, falou, na manhã desta sexta-feira, 16, sobre a importância da parceria e do diálogo com a imprensa para auxiliar e aperfeiçoar o trabalho da administração estadual e reforçou, ainda, o compromisso de uma gestão de resultados, fazendo um resumo das últimas realizações do Governo do Tocantins. “Queremos que toda a imprensa tocantinense tenha o mesmo tratamento. A informação deve ser vista como uma ferramenta para a população, não uma crítica”, afirmou o governador.

O encontro ocorreu no Palácio Araguaia e contou com a presença dos profissionais que produzem e emitem notícias no Tocantins. Na oportunidade, Wanderlei Barbosa também fez um balanço do seu primeiro mandato, focando nos avanços do Estado, na capacidade de investimento, na valorização dos servidores públicos e de obras em todo o território tocantinense. O governador mencionou, ainda, o que está sendo planejado para o próximo mandato. Wanderlei Barbosa e o vice-governador eleito, Laurez Moreira, serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), ainda nesta sexta-feira, 16.

Compromisso com a imprensa

O secretário de Estado da Comunicação (Secom), Márcio Rocha, deixou claro, no evento, o compromisso que a gestão atual tem com a imprensa. “Esse encontro foi, principalmente, para estreitar as relações entre o Governo do Tocantins com os veículos de comunicação. São eles que fazem a ponte entre as ações do Governo e a população. São os veículos que apontam os eventuais problemas de uma gestão. São os veículos que dizem aquilo que o Governo está fazendo pelo cidadão e que o cidadão precisa saber. E que pode ser visto no seu veículo de sua preferência. Temos algumas campanhas de comunicação exitosas. Como por exemplo, a doação de sangue, que bateu recorde no Hemocentro, além do Tocantins ter saído do segundo lugar para a oitava posição em números de queimadas após campanhas de conscientização”, explicou o gestor, sobre a importância do encontro.

Para o jornalista Cleber Toledo, o momento foi essencial para que a imprensa fique ciente dos resultados, das demandas e das projeções futuras, além de manter uma ponte de diálogo entre o Governo do Tocantins e a população. “Foi importante estar aqui e ouvir o governador, tanto da relação com os veículos de comunicação quanto sobre a relação de transparência e respeito da gestão com a população. Essa prestação de contas, do que vem sendo feito no Estado e da relação interestadual, como disse governador, acho muito importante. O Estado tem um posicionamento geográfico estratégico e, portanto, gera muitas demandas para a gestão. Foi muito saudável, que aconteça mais vezes, para que essa relação se fortaleça. Já que somos os mediadores entre ele [Wanderlei Barbosa], do Governo, e da população. É necessário fazer isso da melhor forma possível”, afirmou o jornalista.

Quem também deixou seu posicionamento sobre o encontro foi o jornalista e apresentador policial, Léo Cândido, que além de acompanhar as demandas das polícias, militar e civil, participa de coberturas de outras pastas que exigem atenção e divulgação como serviço e utilidade pública. “Nós temos no Estado bons profissionais. Quando colocamos o dedo na ferida, é exatamente para ter uma resposta do Governo e o governador Wanderlei Barbosa, prontamente, atende e busca solucionar os problemas. Eu tenho exemplos da Secretaria da Saúde, onde independentemente da pauta, o secretário Afonso Piva nos atende e responde de imediato. Eu também acompanho diariamente junto com os policiais, nas viaturas, as ocorrências diárias e vemos melhorias na Segurança Pública. Faço questão de externar isso”, expressou Léo Cândido. (Secom/TO)