Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregará aos estudantes livros específicos do Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar), que são os volumes do projeto Aprova Brasil. A partir das avaliações realizadas no ano passado, foi possível conhecer as lacunas de aprendizagens e elaborar um planejamento estratégico para ampliar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Com o programa Recomeçar, o Governo do Estado está investindo 49 milhões com as aquisições dos livros, de recursos digitais e formação de professores, beneficiando 140 mil estudantes da rede estadual.

Os livros do Aprova Brasil diferem dos livros didáticos porque os alunos não precisam devolver e trazem de forma clara e resumida os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática de cada ano/série.

A educadora Marcia Brasileiro, diretora de Educação Básica da Seduc, ressaltou que a Pasta implantou o programa Recomeçar em 2022, que foi elaborado para reduzir as perdas do processo de aprendizagem decorrentes do ensino não presencial no período pandêmico.

“A metodologia do programa foca nos seguintes eixos de trabalho; o diagnóstico sobre o nível de aprendizagens dos estudantes, a recomposição, as atividades em sala de aula, avaliações contínuas e monitoramento”, frisou Marcia Brasileiro.

Além do material escrito, serão realizados, no decorrer do ano, quatro formações para professores, com foco na análise dos resultados dos simulados aplicados.

Professores e estudantes comentam sobre os livros

Terezinha Macedo, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Novo Horizonte, em Palmas, ressaltou que os livros tiverem uma ótima aprovação tanto por parte dos professores quanto dos estudantes. A escola já trabalha com a coleção Aprova Brasil desde 2021, com o retorno das aulas presenciais, após o período de aulas remotas por causa da pandemia da covid-19.

“É um livro mais simples, que traz o resumo dos principais temas de estudos, com uma linguagem acessível e com espaços para os estudantes responderem aos exercícios”, explicou Terezinha.

Os guias de estudos foram elaborados tendo como base as matrizes curriculares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pela empresa Soluções Modernas, parceira da Seduc. Além dos livros para os alunos, há exemplares para o professor, para o coordenador pedagógico, os simulados com as folhas de respostas e diversos recursos digitais.

A estudante Sarah Rúbia Sena Miranda, 14 anos, aluna do 9° ano do ensino fundamental, já conhecia o material. “O livro traz os temas de forma bem explicada e não tivemos dificuldade com os estudos”, afirmou.

Ester Costa de Deus, 14 anos, aluna também do 9° ano do ensino fundamental, contou que já está na expectativa de receber seus exemplares. “Eu não conhecia esses livros e percebi que neles há abordagem dos assuntos de forma atrativa”, frisou.

O estudante Eduardo Muniz, 14 anos, do 9° ano do ensino fundamental, também comentou sobre os livros. “Gostei muito deles, porque não precisamos copiar as perguntas no caderno, eu posso responder às questões nos próprios livros, que traz uma ótima base de estudos”, ressaltou.

Em Santa Tereza

A professora Mara Aparecida Carvalho Barbosa, que leciona Língua Portuguesa e Inglesa, na Escola Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, em Santa Tereza, ressaltou que os livros têm o foco nas competências e habilidades necessárias para a realização da Prova Brasil.

“Os livros do referido programa contam com atividades voltadas para a competência leitora e a resolução de problemas. O material irá auxiliar e reforçar os conteúdos que serão trabalhados regularmente, visando sanar as dificuldades dos discentes”, comentou.

O estudante Daniel Cândido, 14 anos, da Escola Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, localizada em Santa Tereza do Tocantins, comentou sobre os livros. “Esses exemplares tanto vão nos ajudar a adquirir mais conhecimentos, como avaliar a nossa aprendizagem”, afirmou.

Douglas Vinícius Lima dos Santos, 16 anos, aluno da 2ª série do Ensino Médio, destacou a importância de os livros serem distribuídos no início do ano letivo. “Eles trazem conteúdos essenciais para nos prepararmos para as avaliações escolares e apresentam uma abordagem didática simples e eficiente”, explicou.