Foram abertos em Porto Alegre/RS, nessa quarta-feira, 25, o 91° Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (Encoge) e a 3ª Reunião do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais da Justiça, que acontecem até esta sexta-feira, 26. Durante a solenidade, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, foi homenageada com a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen.
Com o tema central “As Corregedorias-Gerais da Justiça e as demandas sociais estratégicas”, o Encoge visa promover o diálogo entre as corregedorias estaduais em busca de alternativas para aperfeiçoar as atividades correcionais e aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional em todo o país.
Conforme destacou o presidente do Colégio Permanente dos Corregedores-Gerais da Justiça, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, corregedor-geral da Bahia, o evento nacional é uma oportunidade de debater os principais assuntos relativos às corregedorias; e a temática desta edição vai ao encontro do papel que as corregedorias vêm cumprindo como propulsoras de políticas públicas, se tornando nos últimos anos um órgão interlocutor no processo de aproximação do judiciário com o cidadão.
“Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais nosso trabalho em prol da sociedade, e tenho a certeza que a união de esforços facilitada pelo encontro vai permitir mais um avanço neste sentido”, pontuou a corregedora do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini.
Ainda do Tocantins, participam do evento os juízes auxiliares Arióstenis Guimarães e Esmar Custódio Vêncio Filho; o juiz coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), Wellington Magalhães; e a chefe de gabinete Livia Ferreira.