O programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promove no Tocantins, entre os dias 16 e 17 de maio, o setor nacional de bebidas. Para esta edição do programa, a ApexBrasil convidou sete compradores de cinco países para participar de uma visita técnica e realizar reuniões de negócios com empresários brasileiros. A ação ocorrerá durante a Agrotins, a maior feira agrotecnológica da região Norte.
Entre os convidados da ApexBrasil, estão compradores dos seguintes países: Portugal, Japão, Índia, Moçambique e Peru. E para representar o Brasil, foram selecionadas 16 empresas com potencial exportador e exportadoras iniciantes do setor de bebidas, como água mineral, sucos, cachaças, licores e cervejas. Confira a lista das empresas: Cachaçaria Ituana, Laticinio Ecologico, Badu Kombucha, Engenho Dom Tapparo, Agua Mineral Entre Serras, Trinchete, Alessandro Saba, Cachaça São Paulo, Flora, Curiango Brew, Project52 Micro Destilaria Ltda, L M Porto, Destilaria de Cachaça da Amazônia, Bebidas Palmeirinha, Cervejaria Kraho, Rio Leve.
Sobre o potencial da edição, Essio Lanfredi, representante do Escritório ApexBrasil Norte, comenta: "É a primeira vez que a ApexBrasil desembarca no Tocantins com compradores internacionais de alto nível. Os nove vendedores tocantinenses e os oito de outros estados, terão ótimas oportunidades de negócios".
Para que os empresários e as empresárias do Brasil consigam gerar mais negócios e se destacar durante a programação, a Gerência de Competitividade da ApexBrasil ofereceu treinamento para formação de preços internacionais e disponibilizou conteúdos no formato EAD sobre exportação. As empresas selecionadas também receberam dicas práticas sobre o funcionamento das rodadas de negócios
Programação
Dando início às atividades, os compradores internacionais, acompanhados da equipe da ApexBrasil, conhecerão a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). No encontro será possível saber um pouco mais da realidade do estado e entender a sua dinâmica industrial. Lá, também será feita uma apresentação do programa do governo tocantinense, “Produtos da Terra”, que visa fortalecer os arranjos produtivos e fomentar cooperativas e pequenos produtores.
Ainda no mesmo dia, para dar um gostinho da produção brasileira aos convidados internacionais, será realizada uma ida à fábrica da Rio Leve, no dia 16/5. A empresa é especializada na produção de água mineral. Seu produto é originado na Serra do Carmo, no Estado do Tocantins, com uma composição rica em silício, conhecido como o “mineral da juventude”.
No dia 17, o foco será a Agrotins. Às 10h30, será realizada a abertura oficial do Exporta Mais Brasil Bebidas no Tocantins. A cerimônia contará com a participação de autoridades locais e estaduais, além de representantes de entidades públicas e privadas.
Para finalizar, na parte da tarde, serão realizadas as reuniões de negócios internacionais entre os compradores e as empresas brasileiras selecionadas. As negociações, que acontecem de forma privada entre os empresários e os compradores - possibilitando um contato mais personalizado e potencializando as chances de bons negócios - têm como objetivo final a inserção das bebidas brasileiras no cenário internacional.
Sobre a Agrotins
Considerada a maior feira de tecnologia agropecuária da região Norte do Brasil, a Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantis) tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo.