Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos dias 20 e 21 de setembro, Palmas foi palco de um grande marco para o protagonismo feminino no cooperativismo: o 16º Encontro de Mulheres Coops do Tocantins, que reuniu cerca de 200 mulheres, entre cooperadas, filhas de cooperados e colaboradoras das cooperativas tocantinenses. O evento se consolida a cada ano como um espaço de empoderamento, troca de experiências e construção de um futuro mais promissor.

Durante os dois dias de encontro, as participantes tiveram a oportunidade de assistir  a palestras inspiradoras, workshop e painel de discussão que abordaram temas relevantes para o desenvolvimento do cooperativismo, com foco no protagonismo feminino. A superintendente Maria José Oliveira destaca a importância do encontro como um momento de celebração das conquistas já alcançadas, mas também como um chamado para enfrentar os desafios que ainda persistem.

"Este momento é um marco, e a cada edição nosso movimento só cresce, mas sabemos que ainda temos muito a conquistar. No Tocantins, mulheres cooperadas representam apenas 33,02% do quadro social e dos cargos de liderança das cooperativas. Acredito no potencial e na força da mulher cooperativista e tenho a confiança de que, com a união e o espírito cooperativo que nos caracteriza, temos potencial para superar este obstáculo", afirma.

Superintendente Maria José Oliveira.

Para Luzi Vergani, coordenadora do Comitê "Elas Pelo Coop" da OCB Nacional, o cooperativismo está passando por um momento transformador, no qual o engajamento das mulheres é fundamental. Através dos eventos, é possível não apenas motivá-las, mas também criar um espaço único de convivência e aprendizado. Cada encontro é uma oportunidade para que essas mulheres compartilhem experiências, fortaleçam laços e construam uma rede de apoio poderosa.

“O que percebemos é que, assim como na música, uma mulher inspira outra, e juntas elas se descobrem capazes de contribuir de forma significativa nas decisões e na liderança das cooperativas. A sensibilidade e a visão diferenciada que as mulheres trazem para os processos são essenciais para o fortalecimento do nosso sistema. Por isso, seguimos empenhadas em formar e prepará-las cada vez mais para que ocupem seus lugares de direito na governança cooperativista”, aponta.

Maria Silvana esteve entre as representantes da Coapa no evento e compartilha que o espaço é muito importante como forma de incentivo às mulheres que fazem parte do modelo de negócio. “Participei de todas as edições até aqui e, a cada ano, me sinto revigorada e confiante de que as mulheres irão assumir seus espaços no cooperativismo”, diz.

Participaram do encontro as cooperativas: Coapa, Coopanest, Coopefa, Cooperenf, Frísia, Integrar, Sicoob Tocantins, Sicoob Unicentro Brasil, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Unimed Gurupi, Unimed Palmas e Xambiart.