O ex-senador João Ribeiro foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Tocantins em sessão solene nesta quinta-feira, 28, com o título de “Cidadão Benemérito”. A honraria, oficializada pela lei 3.711/2020, registra os serviços relevantes do parlamentar ao Estado do Tocantins. Durante o evento também foram homenageadas diversas personalidades com o Título de Cidadão Tocantinense.
A honraria demonstra o reconhecimento do Poder Legislativo a atuação dessas pessoas que inspira mudanças positivas na sociedade, seja em diversas atividades, públicas ou privadas, desenvolvidas pelo bem comum do povo do Tocantins.
Em seu pronunciamento o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou a importância da trajetória do senador João Batista de Jesus Ribeiro, nascido em 25/06/1954, em Campo Alegre (GO). Ele morreu em 2013, aos 56 anos, devido a complicações pulmonares decorrentes de um transplante de medula óssea. Ele cumpria seu segundo mandato no Senado (2002 e reeleito em 2010).
“Neste ato o Parlamento Tocantinense homenageia e reconhece a trajetória de um homem que dedicou toda sua carreira na vida pública a trabalhar e lutar pelo desenvolvimento e fortalecimento desse Estado”, disse Cayres.
Na sequência, os demais homenageados receberam os títulos após a execução do hino nacional e a apresentação do artista Thimerçuí Morais, que interpretou a canção de sua autoria “Calor Girassol”.
A solenidade foi marcada pela presença de autoridades políticas, amigos, familiares, demais convidados e por belas homenagens e palavras de reconhecimento à excelente atuação de cada homenageado.
Entre as personalidades que receberam o título de cidadão tocantinense está a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.
Cidadãos Tocantinenses
- João Batista de Oliveira e Marcino Pereira Lima (Janad Valcari)
- José Vieira Neves (Zé da Pedra) (Claudia Lelis)
- Jesiel Arnôld Moreira Martins (Gipão)
- Peterson Queiroz de Ornelas (Léo Barbosa)
- João Cleber Moura de Oliveira e Noemi Barreto Sales Zukowski – (Júnior Geo)
- Luciano Coelho de Oliveira – in memoriam (Eduardo Mantoan)
- Igor de Andrade Barbosa - (Nilton Franco)
- Cinthia Alves Caetano Ribeiro Mantoan e Raimundo Nonato Brasil – (Vanda Monteiro)
- Alessandra Bonfim Bacelar de Abreu Adrian e José Ribamar Mendes Júnior – (Valdemar Júnior)
- Amilson de Freitas Lopes (Gipão)
- Darlan Paes Feitosa (Nilton Franco)
- Orivaldo Junior de Freitas Miranda (Moisemar Marinho)
- Naria Leila Gomes Dias Lima (Wiston Gomes)
Fizeram uso da palavra os parlamentares Winston Gomes (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Nilton Franco (Republicanos), além da prefeita de Palmas, Cinthia Alves Ribeiro, do secretário estadual de Parcerias e Investimento, Thomas Jefferson Teixeira (representando o governador Wanderlei Barbosa), a professora Noemi Barreto, a professora Ana Coelho (mãe de Luciano Coelho, in memoriam), o defensor público federal Igor de Andrade e o apóstolo Amílson de Freitas.
Todos foram unânimes em registrar e reconhecer a contribuição de cada homenageado, conforme suas áreas de atuação, para melhorias da qualidade de vida e bem-estar da sociedade tocantinense. (ALTO)