O Hospital de Amor de Palmas ganha um importante aliado na luta contra o câncer: um carro 100% elétrico avaliado em mais de R$ 172 mil. O veículo foi doado pelo presidente do Grupo Canopus, empresário Marcos Roberto Cruz. A doação é por meio da GWM Canopus, concessionária do grupo empresarial presente em Palmas e Araguaina. A entrega oficial ocorre nesta segunda-feira, 24, e marca o início de ações de responsabilidade social do Instituto Canopus do Grupo Canopus no Tocantins.
Como forma de ampliar o impacto dessa doação, o Hospital de Amor promoverá uma rifa, na qual os participantes concorrerão ao carro elétrico e duas motos. Todo o valor arrecadado será destinado a melhorias na infraestrutura e no atendimento da Instituição, o que garantirá ainda mais suporte aos pacientes em tratamento.
Por meio de iniciativas que transformam vidas, o Instituto Canopus tem o propósito de ampliar a sua atuação no Tocantins e fortalecer parcerias voltadas ao bem-estar da comunidade. Além do apoio ao Hospital de Amor, o Instituto já promove o projeto “Estilo de Vida Canopus” e, até o final de 2025, lançará dois novos programas sociais no estado: o “Colcha de Retalho”, que ampara mulheres em situação de vulnerabilidade, e o “Primeiro Passo”, que prepara jovens para o mercado de trabalho.
Instituto Canopus:
O Instituto Canopus é o braço social do Grupo Canopus, um conglomerado empresarial que atua há 53 anos no Brasil. O Instituto apoia e desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde, cidadania e qualificação profissional. A Instituição tem como objetivo transformar vidas e promover o bem-estar da população por meio de projetos sociais voltados para diversas causas, sempre com um olhar atento às necessidades das comunidades nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Hospital de Amor:
O Hospital de Amor é uma instituição referência no tratamento e acolhimento de pacientes com câncer. Com uma equipe dedicada e infraestrutura de ponta, o hospital oferece serviços de excelência para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas em luta contra a doença. A instituição tem um papel fundamental na saúde pública da região, proporcionando cuidados especializados e apoio emocional a pacientes e seus familiares.
Histórico de atuação
Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor, CNES nº 2090236 tem como missão prestar assistência médico hospitalar gratuita à pacientes que necessitam de tratamento oncológico e está localizada em Barretos/SP.
A expansão do hospital para outras regiões começou em 2010 com intuito do paciente fazer o tratamento mais perto da família e desafogar a unidade de Barretos, que recebe pacientes de todas regiões do país. O foco é o trabalho de prevenção e um tratamento humanizado. No Brasil, de acordo com o INCA são esperados 704 mil casos novos de Câncer para cada ano do triênio 2023-2025.
As obras para implantação da unidade de Palmas TO, iniciou no final de 2017 com o propósito de ser referencia ao tratamento oncológico nessa macro região,
Em 2021 a Filial de Palmas iniciou apenas com o serviço de Prevenção, uma clínica de saúde com o objetivo de ampliar a detecção precoce de dois tipos de câncer de grande importância epidemiológica, que são os cânceres de mama e de colo de útero, através de estratégia itinerante e de elucidação diagnóstica.
O projeto da Prevenção no Tocantins comtempla três unidades móveis (Carretas que percorrem os municípios do interior) e duas unidades Fixas (Palmas e Araguaína)
As ações de detecção precoce e elucidação diagnóstica acontecem nas Unidades Fixa, por meio de exames complementares e consultas médicas especializadas, o que possibilitará a estratificação dos casos que requerem encaminhamento à outros pontos de atenção da rede para seguimento dos casos.
São feitos aproximadamente:
> 120 atendimentos por dia (cada unidade Fixa)
> 80 atendimentos por dia cada carreta
Na atual data cerca de 25% do projeto está realizado (12.000,00m²) - projeto final por volta de 50.000,00m². Com essa primeira etapa concluída, neste ano de 2025 será iniciado todo tratamento oncológico que a unidade suporta, com isso, 70% dos pacientes dessa região que hoje vão para Barretos SP, poderão dar continuidade no tratamento mais próximo de casa e da família, e com a mesma filosofia da matriz (tratar por amor, tratamento Humanizado) mesmos protocolos da matriz, equipamentos modernos, profissionais especialistas.
"Essa parceria junto ao instituto Canopus e muito importante para darmos seguimento nesse projeto, pois, somos uma Fundação sem fins lucrativos e somente com os repasses governamentais seria impossível sobreviver. São essas ações que nos dão forças para continuarmos salvando vidas juntos", destaca Gustavo Ruza, gestor administrativo do Hospital de Amor.