Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Pós NRF’25, evento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio-TO) organizado pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), foi realizado nessa terça-feira, 25, trazendo para Palmas os especialistas Luiz Marinho, Fernanda Dalben e Sara Elydio, que reuniram-se em um talk show mediado pela diretora da CMEG, Lorena Macedo. 

Com o auditório cheio de empresárias, empresários e estudantes do tema, os palestrantes apresentaram referências, deram dicas, compartilharam as principais tendências da feira e tiraram dúvidas da plateia sobre varejo. O presidente em exercício da Fecomércio, Domingos Tavares de Sousa, apontou que o evento foi "uma oportunidade ímpar de conhecimento e networking para o crescimento conjunto”.

Na abertura, a presidente da CMEG, Maria de Fátima de Jesus, deu detalhes sobre a atuação da Câmara em 2025 adiantando informações sobre as próximas atividades previstas, com destaque para o lançamento da mentoria Elas por Elas, em agenda comemorativa, no próximo dia 11 de março. Sobre o Pós NRF a presidente acredita que a feira é um importante indicador, e “nos mostra, ano após ano que a transformação do varejo não é apenas sobre tecnologia, mas sobre pessoas, experiências e adaptação constante”. 

A empresária Tauane Cardoso (Apiário Amor e Mel) compartilhou que o maior desafio do segmento a que pertence está ligado ao processo de venda e percebeu no evento uma oportunidade de obter conhecimento sobre como melhorar a comercialização dos produtos. “A gente percebe que pra vender é necessário ter conexão com nossos clientes. Ver isso aqui me trouxe muitas ideias e eu acho que a gente vai conseguir colocar isso na prática daqui pra frente”. 

Inteligência Artificial

Unanimidade entre os palestrantes, a Inteligência Artificial ainda é um dos principais assuntos quando se trata de inovação. Fernanda Dalben, que frequenta a NRF há 6 anos percebe a inteligência artificial como um tema quente. “Estamos falando sobre isso há alguns anos, mas na última edição vimos cases reais, aplicabilidade e como vamos seguir convivendo com a inteligência artificial”.

Criatividade Estratégica

Sara Elydio traçou estratégias para difundir o conhecimento percebido na feira e argumentou: “Pra mim, criatividade é repertório e território, no primeiro eu busco referência, no segundo entendo quem sou. Buscar conteúdo e trazer mais capilaridade pra conseguir pensar em algo novo para um problema antigo ou algo antigo para um problema novo. Por isso que a NRF é tão importante, porque ela dita tendência, e quem percebe isso, chega primeiro”, aposta.

“Loja física nunca esteve tão em alta”

Luiz Marinho deixou marcada a sua experiência no varejo com contribuições precisas de forma descontraída. Segundo ele, “a loja física está em alta, mas não é a loja física de antigamente. Quando o cliente vai na loja, ele procura algo que o on-line não oferece, uma loja de verdade oferece calor humano, olho no olho, pegar na mão, conversas, isso faz a maior diferença”.

Patrocínio e Apoio

O Pós NRF’25 foi patrocinado pelo Senac Tocantins, Mix Alimentos, Capim Dourado Shopping, Pronto Fibra e Sicredi. Sebrae, Faciet, Atos, Adat e Ajee apoiaram o evento.