Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O espetáculo Apagões Emocionais retorna aos palcos em 2025 com uma nova temporada, agora com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado. A primeira apresentação acontece na Universidade da Maturidade (UMA), no dia 2 de abril, às 14:30h , abrindo espaço para um importante debate sobre saúde mental, envelhecimento e etarismo.

Criada pela dramaturga Dalila Rosso, uma peça que mescla Teatro de Rua e Teatro do Absurdo, trazendo cenas impactantes que provocam reflexões sobre o desgaste emocional na sociedade contemporânea."Escrevi essa peça pensando em como nossa sociedade trata a vulnerabilidade emocional e o envelhecimento. Muitas vezes, os idosos são silenciados ou esquecidos, e queremos, por meio do teatro, dar voz a essas experiências e gerar mudanças no olhar das pessoas", afirma Dalila Rosso, responsável pela dramaturgia, direção e atuação no espetáculo.

A escolha da Universidade da Maturidade para a estreia da nova temporada tem um significado especial. Além do público ser formado por pessoas diretamente impactadas pelos temas envolvidos, a atriz e proponente do projeto, Venecy Pereira , também foi aluna da UMA. Para ela, retornar ao espaço com um espetáculo que provoca reflexões sobre a vivência da terceira idade é uma grande realização.

"A UMA foi um lugar transformador para mim. Poder voltar aqui com essa peça, que trata exatamente da importância da pessoa idosa na sociedade, é muito simbólico. Queremos que o público se enxergue nas cenas, traga suas experiências e desse debate tão necessário" , destaca Venecy.

Após a apresentação, o público poderá interagir com o elenco em uma roda de conversa, compartilhando vivências e aprofundando as reflexões levantadas no espetáculo.