Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira/Secom-TO

Foto: Márcio Vieira/Secom-TO

De acordo com dados coletados pela Secretaria da Saúde do Tocantins (SES/TO), por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram notificados 4.597 acidentes de trabalho no Estado em 2024. Entre os casos registrados, 95 evoluíram para óbito, representando 2,06% do total; 104 trabalhadores (2,26%) ficaram com incapacidade total permanente, enquanto 624 (13,57%) sofreram incapacidades parciais permanentes. 

Conforme os dados registrados no Sinan, os municípios com maior número de notificações foram Araguaína, com 1.521 registros, seguido de Palmas (479), Lagoa da Confusão (370), Gurupi (293) e Paraíso do Tocantins (220). Também aparecem na lista Porto Nacional (149), Guaraí (151), Miracema (115) e Augustinópolis (113).

Em observância aos dados, a SES/TO inicia a campanha Abril Verde, voltada à prevenção e promoção de ambientes laborais seguros e à redução dos índices de ocorrências e suas consequências.  

Para reduzir os casos, a SES/TO tem realizado ações com base na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, buscando promover uma atenção integral à saúde desse público. Entre elas, destacam-se a promoção, a proteção e a recuperação da saúde dos trabalhadores, tanto na rede de atenção à saúde quanto na vigilância em saúde.

Os trabalhos coordenados pelas equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com a Gerência de Saúde do Trabalhador, envolvem a investigação dos ambientes e processos de trabalho a identificação de riscos à saúde presentes nesses ambientes, bem como o mapeamento dos grupos ocupacionais mais expostos. Também atuamos na notificação de casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

Para o diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Sérgio Luís de Oliveira Silva, é fundamental que essas ações envolvam todos os trabalhadores, desde aqueles com vínculo formal, com carteira assinada, até os informais e os desempregados. “Nosso foco é alcançar toda a cadeia produtiva e promover ambientes de trabalho mais saudáveis, prevenindo riscos e danos à saúde”, informou. (SecomTO)