Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nessa segunda-feira, 7, uma série de ações educativas em escolas da rede municipal, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos da raiva e reforçar a importância da vacinação antirrábica. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e visa também divulgar a campanha de vacinação, iniciada no último dia 31 de março.

As atividades começaram na Escola Municipal Vila Nova, com palestras nos turnos matutino e vespertino, ministradas pela veterinária Thayana Sousa, e pelo coordenador Adriano Ramalho, ambos do CCZ de Gurupi. O cronograma segue nas seguintes datas e unidades escolares:

  • Escola Joaquim Pereira da Costa – Setor Sol Nascente
    Data: 11/04
    Horário: 14h40
  • Escola Joel Ferreira de Santana – Setor Nova Fronteira
    Data: 30/04
    Horários: 7h30 e 13h30

Outras escolas ainda irão confirmar as datas. Durante as visitas, a equipe do CCZ realiza palestras educativas e distribui gibis informativos com linguagem acessível e ilustrativa, voltados ao público infantil. A proposta é que as crianças se tornem multiplicadoras de informações confiáveis, levando os conhecimentos adquiridos para suas famílias e comunidades.

De acordo com o coordenador do CCZ, Adriano Ramalho, as escolas são grandes aliadas no processo de conscientização.
“As palestras educativas têm o intuito de levar informações e conscientizar sobre a importância da vacinação antirrábica, além de formar multiplicadores de informações precisas e confiáveis. A ideia principal é que as crianças compartilhem o que aprenderam com seus pais e responsáveis”, explicou.

A importância da cobertura vacinal também foi reforçada pela coordenação do CCZ. A meta é imunizar 100% da população felina e canina do município, uma vez que a vacinação é gratuita e continua sendo a forma mais eficaz de proteger não apenas os animais, mas também os seres humanos contra a raiva.

Campanha de Vacinação

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 segue até o dia 31 de maio, com aplicação das doses no CCZ, localizado na Avenida Dueré, Setor Pedroso (saída para Dueré).

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Os tutores devem levar seus animais acompanhados por um adulto, com guia e coleira. Gatos devem ser transportados em caixas apropriadas ou outro meio seguro.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral que afeta mamíferos, inclusive o ser humano. É transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, como cães e gatos, e atinge o sistema nervoso central, levando à morte em quase 100% dos casos se não tratada a tempo.
Nos animais, os sintomas incluem mudança de comportamento, agressividade, salivação excessiva e paralisia. Em humanos, pode causar febre, dor de cabeça, confusão mental, agitação e, em estágio avançado, convulsões e paralisia.

A vacinação é a principal forma de prevenir a doença.