Berço das Águas do Brasil, o Cerrado é um dos biomas mais biodiversos e ameaçados do mundo. Ele ganha um registro inédito com o lançamento do livro Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores. Escrito pelo biólogo e fotógrafo de natureza Marcelo Kuhlmann, o trabalho é resultado de mais de uma década de pesquisa e documentação das interações ecológicas entre as flores e os beija-flores que habitam esse ecossistema único.
Ilustrado com fotografias surpreendentes, o livro apresenta centenas de espécies de flores nativas e todas as espécies de beija-flores que ocorrem no bioma. A obra evidencia como essa relação simbiótica, realizada ao longo de milhões de anos, é essencial para a perpetuação da biodiversidade e chama a atenção de que a manutenção desse equilíbrio ecológico depende de nós.
"Essa obra é fruto de mais de 10 anos de pesquisa e expedições durante meus trabalhos de campo em diferentes regiões do Cerrado brasileiro. É um livro robusto, com 750 páginas e decidi organizá-lo de forma didática de acordo com as cores das flores e sua época de floração. O material foi revisado por diversos especialistas da área ambiental antes de ser publicado. Por isso, acredito que seja um presente e um legado aos apaixonados pela fauna e flora do Berço das Águas", destaca o pesquisador, mestre e doutor em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e autor de mais de 10 livros da temática.
Publicado de forma independente pela própria editora do autor, a BIOM Field Guides, a obra foi produzida em formato impresso e colorido, com capa dura e acabamento especial e contou com um financiamento coletivo para ser impresso. Com uma abordagem que une ciência e arte, "Cerrado em Cores" não apenas impacta pela beleza de suas imagens, mas também cumpre um importante papel educativo e de conscientização ambiental.
Foto: Marcelo Kuhlmann“O processo de publicar materiais como este exige anos de trabalho de campo para registrar as espécies, seguido por um longo período de dedicação para organizar e transformar esses registros em um livro. Além disso, a viabilização da impressão – que envolve custos elevados – depende de um grande esforço de divulgação e do apoio de muitas pessoas interessadas”, explica o autor sobre os desafios de trazer essas obras à vida.
Para Kuhlmann, que há mais de 20 anos se dedica ao estudo da flora e da fauna do Cerrado, conhecer a biodiversidade do Cerrado é o primeiro passo para sua conservação. Autor de diversas obras sobre esse bioma único e ameaçado, ele sensibiliza o público por meio de suas publicações ricamente ilustradas que buscam aproximar as pessoas da natureza e despertar o olhar para a importância da conservação das espécies nativas.
Marcelo Kuhlmann
Nascido em Brasília, no coração do Cerrado brasileiro, Marcelo Kuhlmann é biólogo, fotógrafo de natureza, mestre e doutor em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB). Sua paixão e curiosidade pelas espécies do Cerrado o levaram a pesquisar as importantes relações ecológicas e evolutivas entre as plantas e animais nativos. Com 20 anos dedicados em trabalhos de pesquisa pelo Cerrado, é autor de diversos livros ilustrados sobre a flora e a fauna do bioma, como a coleção sobre “Frutos Atrativos do Cerrado”. Marcelo acredita que o primeiro passo para conservar o Cerrado é conhecê-lo. Assim, por meio de suas obras didáticas e ricamente ilustradas, unindo ciência e arte, busca sensibilizar e despertar o olhar das pessoas com o conhecimento da nossa rica biodiversidade.