O espaço Arte ao Cubo do Sesc acolhe, entre 22 de maio a 27 de julho, a exposição “Reisado na Rua”, do artista cearense, Negrosoousa. No dia 22, durante a abertura, o artista participa de um bate-papo às 18h30 para apresentar os detalhes do processo criativo e da exposição em si. Outro desdobramento da atividade é a oficina “Faz carta pra galera”, onde Negrosoousa orienta, em 8h/aula, a criação de máscaras.
“Reisado na Rua” é uma iniciativa artística e cultural que busca documentar a manifestação do Reisado no Ceará. Esta celebração folclórica mistura elementos de diferentes berços culturais ao longo da história e a partir da geografia onde se manifesta. Neste projeto fotográfico, a singularidade dessa manifestação cultural foi capturada, focando na riqueza dos detalhes das vestimentas coloridas, nas máscaras elaboradas que conectam o passado e o presente, mesclando a cristandade popular com elementos das cosmovisões indígenas e afro-brasileiras.
Os instrumentos musicais típicos da região e suas inovações, assim como a postura imponente que caracteriza cada grupo de Reisado, também são destacados nas fotografias. As imagens registram simbologias de devoção, alegria e comunhão, mostrando como esta tradição continua viva e relevante. A exposição oferece uma apresentação detalhada da presença cearense, promovendo conexões culturais e simbólicas entre as manifestações culturais tocantinenses e os cearenses.
Sobre o artista
Negrosoousa, artista visual autodidata, fotógrafo e performer, é conhecido por construir narrativas que dialogam entre história e cotidiano, além de criar a partir de visões referenciadas no acervo histórico mundial aliadas à arte. Ele é o criador da primeira galeria virtual de imagem do Ceará, a Cúpula Negra, e tem em seu currículo exposições como "Lívio" (2017), "Anjos Caídos" (2020), "Barracas" (2021), "Manifesto" (2023) e "Pode Entrar" (2023).