Golpistas estão aproveitando o avanço de serviços oferecidos pela internet e o crescimento dos pagamentos digitais para cometer crimes contra os consumidores. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que uma nova modalidade tem preocupado os consumidores: o golpe do falso fornecedor ou prestador de serviço.
Os criminosos investem em anúncios na internet, redes sociais e em plataformas online oferecendo serviços de reparos, manutenções domésticas, instalações elétricas e hidráulicas, transporte, mudanças, entre outros. E forjam depoimentos falsos de clientes indicando o fornecedor.
Os golpistas podem pedir de maneira antecipada um Pix para reservar um determinado serviço e depois desaparecem. Em outra situação, chegam até a realizar algum serviço para o cliente, como uma manutenção doméstica, mas na hora do pagamento exigem que a vítima o faça com o cartão.
A partir daí, aplicam o golpe da maquininha quebrada, quando dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido é bem superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.
Também prestam atenção quando o cliente digita a senha na maquininha e podem posteriormente trocar o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e a senha, fazem compras usando o seu dinheiro.
Cinco dicas simples para evitar o golpe do fornecedor
1.Sempre pesquise bem sobre o prestador de serviço, verifique o CNPJ no site da Receita Federal e busque informações em plataformas de avaliação conhecidas
2. Preferencialmente, peça indicações para familiares e amigos para contratar fornecedores
3. Evite fazer pagamentos antecipados via Pix
4. Em qualquer compra com o cartão, sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha, e não deixe ninguém ver os números
5. Sempre insira você mesmo o cartão na maquininha. Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.