A 2ª edição do Festival de Cinema Estudantil de Miranorte (Miracine) recebe inscrições de produções audiovisuais para a mostra somente até o dia 9 de julho. A competição audiovisual do município de Miranorte acontecerá de forma totalmente online com o objetivo de democratizar o acesso à cultura audiovisual e fomentar a produção cinematográfica independente no Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível no Instagram oficial do evento: @festivalmiracine7 e podem participar cineastas e estudantes de todas as regiões do.
Idealizado pela jovem cineasta e produtora cultural Rhayla Abreu, o Miracine é o 1º festival de cinema estudantil da cidade. Em sua segunda edição, o evento reafirma o compromisso com a inclusão e acessibilidade. “O Miracine é um projeto que nasceu do desejo de descentralizar o audiovisual, abrir portas para novos olhares e mostrar que jovens do interior também podem ocupar espaços de criação e protagonismo. Nosso festival é um convite para que essas vozes sejam ouvidas, vistas e celebradas”, destaca Rhayla Abreu, diretora-geral do evento.
O festival conta com apoio da Lei Aldir Blanc (Edital nº 02/2024, etapa municipal), via Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Juventude e Turismo, da Prefeitura de Miranorte.
Mostras e Premiação
O Miracine 2025 traz três mostras competitivas que valorizam diferentes faixas etárias e experiências:
• Mostra Curtas de Um Minuto (Trailers) – Curtas de até 3 minutos produzidos por pessoas de 11 a 30 anos. Premiação: Melhor Filme Curto (júri popular) e Melhor Mensagem (júri da crítica).
• Mostra Jovem Cineasta – Voltada a realizadores entre 15 e 25 anos. Premiação: Melhor Direção e Melhor Filme (júri da crítica).
• Mostra Miracine Brasil – Para participantes de 25 a 60 anos. Premiação: Melhor Filme Miracine e Melhor Roteiro Miracine (júri da crítica).
Os vencedores receberão o Troféu Abacaxi Dourado, símbolo irreverente e criativo do festival. A lista de filmes selecionados será divulgada em 16 de julho de 2025, nas redes sociais do evento. “O audiovisual tem o poder de transformar realidades. Nosso objetivo é que o Miracine seja não só uma vitrine, mas um espaço formativo, afetivo e potente para quem deseja contar histórias e construir futuros a partir da sua lente”, afirma Rhayla